combinar vinho e chocolate

Como combinar vinho e chocolate?

Com a chegada da Páscoa, aumenta a procura por chocolates. Os amantes de vinho já estão acostumados a harmonizar a bebida com pratos típicos dessa época, como o bacalhau. Mas sempre fica aquela dúvida: como harmonizar vinho com chocolate, o carro-chefe da Páscoa?

Não existe uma regra única para combinar a bebida com a sobremesa, tudo depende do tipo de chocolate, a quantidade de gordura e de cacau. Mas uma coisa é certa: as duas têm tudo para complementar o sabor uma da outra e deixar sua Páscoa ainda  mais gostosa. 

Chocolate amargo

O sabor desse chocolate é inconfundível e pode variar de acordo com a quantidade de cacau presente. Os mais amargos harmonizam bem com vinhos com a mesma característica, portanto, com taninos mais marcantes. Uma boa pedida é apostar nos tintos secos, como Tannat.

Já para as variantes menos amargas, o melhor vinho é um rótulo mais frutado e maduro, mas que não precisa ser, necessariamente, amadeirado. Isso se dá porque essa versão do chocolate tem o açúcar mais acentuado e o vinho pode acompanhar essa característica. Uma boa pedida, portanto, é um Cabernet Sauvignon. 

Chocolate ao leite

Esse costuma ser o tipo de chocolate mais doce entre os escuros, e assim como outras variações que têm no sabor adocicado sua principal característica, ele ocupa as papilas gustativas com o açúcar e a gordura, dificultando a percepção de outros sabores. Por isso, o  vinho para acompanhar deve seguir as mesmas características.

Rótulos mais adocicados são os ideais aqui, como o Vinho do Porto Ruby, que apresenta notas de chocolate e frutas vermelhas, ou ainda o Vinho do Porto Tawny, que  tem notas de castanhas. Vinhos de colheita tardia também são uma ótima opção. 

Chocolate com castanhas ou frutas

Os acompanhamentos colocados dentro do chocolate costumam deixar a sobremesa ainda mais doce, mesmo que o chocolate seja amargo. Nesse caso, é preciso escolher um vinho meio termo,  que seja seco, frutado e tenha  taninos mais leves, como o Cabernet Sauvignon.

Chocolate branco

Esse é o mais gorduroso dos chocolates, isso porque é feito de manteiga, cacau, açúcar e leite, basicamente. Além da gordura, o sabor bastante doce também se destaca nesta opção. Para harmonizar, é possível tanto um vinho mais licoroso e doce, que forma uma dupla impecável, como o Semillon, quanto  um espumante, como o Moscatel, que ajuda a limpar o paladar da gordura do chocolate e ainda apresenta sabor adocicado. 

Seja qual for sua opção para esta Páscoa, na VinhosBR você encontra o vinho perfeito para harmonizar com chocolate e todos os outros pratos da festividade. Veja as opções.