diferença vinho fino e de mesa

Saiba a diferença entre vinhos finos e vinhos de mesa

Desvendar os rótulos dos vinhos pode ser um desafio para quem está pouco familiarizado com a bebida. Uma das maiores confusões é saber o que diferencia vinhos finos e vinhos de mesa, por exemplo, e entender qual deles agrada mais seu paladar, combina mais com o prato que será servido ou ocasião.

Para tornar a escolha ainda mais difícil, existem variações dos vinhos de mesa, que podem ser secos ou suaves, e dos vinhos finos, que têm uma grande quantidade de opções — uma delas, inclusive, se chama vinho de mesa fino, para confundir ainda mais.

Qual a diferença entre vinhos finos e vinhos de mesa?

Para nunca mais comprar a bebida errada, te explicamos a diferença. O vinho de mesa é feito a partir de uvas de mesa, ou seja, aquelas que estamos acostumados a comer, já os vinhos finos são feitos a partir de uvas específicas. 

As vitis – videiras que produzem as uvas – possuem mais de 40 espécies, entre elas, a Vitis vinifera, a Vitis riparia, a Vitis labrusca e a rupestre. A única que dá origem a vinhos finos é a Vitis vinifera, que pode ainda ter variações no tipo da uva: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e todas as outras frutas tradicionais usadas exclusivamente para a produção de vinho. 

Já as outras Vitis produzem uvas convencionais que em outros países raramente são usadas para produzir vinho. No Brasil, elas dão origem ao vinho de mesa. Essa é uma opção mais barata da bebida, apesar de menos “nobre”. Nacionalmente é também a “queridinha” já que cerca de 90%  dos vinhos consumidos no país são de mesa. 

Por que o vinho de mesa se destaca no Brasil e quais são suas variedades?

Quando os italianos chegaram ao Brasil, por volta de 1870, não existiam Vitis viníferas para a produção de vinhos, portanto, os imigrantes começaram a fazer suas bebidas a base de outras Vitis, popularizando culturalmente o vinho de mesa no país.

Essas bebidas, geralmente, apresentam aromas rústicos e paladar intenso, porém simples. Na aparência, diferente dos vinhos finos, os de mesa costumam ser opacos.

A variedade, geralmente, é comercializada em duas versões: o vinho de mesa seco e o vinho de mesa suave. O suave é o chamado o “vinho de entrada” já que ele conta com adição de açúcar na sua formulação, tornando- se mais doce e mais agradável ao paladar das pessoas pouco familiarizadas com vinhos. 

Já o vinho de mesa seco não conta com a adição de açúcar, tendo uma textura mais seca que lhe empresta o nome. 

Vinho de mesa fino

Essa variedade, apesar de ter “mesa” no nome é feita a partir de uvas finas, como a Cabernet Sauvignon. Um vinho fino pode ser de mesa quando ele promete menos complexidade e maior harmonização com alimentos, mas um vinho de mesa não pode ter uma variação “fina”. 

Agora que você já sabe a diferença, escolha o rótulo que mais te agrada na VinhoBR.