iluminação influencia vinho

Como a iluminação influencia no vinho?

Muitos são os fatores que influenciam na qualidade, sabor e aroma de um vinho. Umidade, iluminação, temperatura e vibração, por exemplo, podem alterar importantes propriedades da bebida quando esta já está embalada e em uma adega ou na casa do consumidor. Os cuidados para manter esses fatores dentro do ideal devem ser maiores para os vinhos de guarda, que podem ficar mais de décadas esperando para serem apreciados. 

Iluminação e o vinho

Quando em excesso ou com incidência direta, a luz pode alterar o aroma natural dos vinhos. É para evitar isso que as garrafas da bebida são escuras — por mais que esse fator por si só não impeça que a luz entre em contato com o vinho, diminui sua intensidade. 

Se em excesso, a luminosidade pode provocar maior graduação alcoólica na bebida, por acelerar o processo de transformação dos açúcares das uvas em álcool. Além disso, ela ajuda a amadurecer mais rapidamente os taninos do vinho, o que aumenta a rugosidade e amargor da bebida. Outro fator a ser levado em consideração é que a luminosidade direta abaixa a acidez dos vinhos. 

Esses elementos têm o potencial de mudar completamente o sabor e aroma da bebida, frustrando a experiência esperada. Alguns chegam a  comparar o sabor dos vinhos que ficam muito expostos à iluminação com papelão molhado.

As cores da luz influenciam no sabor

Além da incidência, um estudo da Universidade Johannes Gutenberg, descobriu que a cor da luz  também tem o potencial de mudar o sabor dos vinhos. A pesquisa, realizada com 500 pessoas,  consistiu em perguntar se vinhos expostos a diferentes cores agradavam aos  participantes e quanto eles estavam dispostos a pagar pela bebida.

O resultado foi que os respondentes aceitaram pagar mais caro por vinhos expostos a cor vermelha e diminuíram o valor proposto para bebidas que ficaram sob a incidência da cor verde. Isso porque os vinhos que ficaram nos ambientes vermelhos apresentaram um sabor mais adocicado do que os outros. A conclusão foi de que:“ a cor da luz ambiente tem clara influência no sabor do vinho, quando não influi diretamente em sua cor”. 

Como armazenar vinho da forma correta?

Para não sofrer com a incidência de luz,  o ideal é armazenar as garrafas de vinho em um lugar protegido da iluminação direta do sol ou de luzes artificiais. Outras boas práticas é que o local de armazenamento seja estável, ou seja, não balance com frequência; que permita que as garrafas fiquem na horizontal, assim a rolha estará sempre hidratada, impedindo que o oxigênio entre e modifique a bebida; tenha umidade elevada, entre 65% e 75%, também para contribuir com a umidificação da rolha; além de ter uma temperatura média de 12ºC, o que ajuda a retardar o envelhecimento da bebida. 

Agora que você já sabe como melhor armazenar seu vinho para aproveitá-lo em sua melhor forma possível, independente do tempo de guarda, que tal conferir as opções da VinhoBr

Acesse o site e encontre os melhores rótulos pelos melhores preços.