erros de quem bebe vinho

7 erros comuns de quem está começando a beber vinho

Muita gente se sente intimidada a começar a consumir vinho porque não entende muito bem as “regras” de como melhor apreciar a bebidas. O primeiro ponto a ser esclarecido é que não existem regras e sim boas práticas que ajudam com que o apreciador possa aproveitar  todas as características do vinho, em sua plenitude. 

Mas, é claro, que no começo é difícil se lembrar de todas essas boas práticas e as pessoas cometem alguns erros que prejudicam a experiência. Separamos os 7 principais. Confira o que não fazer quando for apreciar um vinho:

1 –  Escolher a bebida pelo preço ou rótulo.

Apesar de alguns bons vinhos serem de regiões mais conceituadas, cepas exclusivas e preços mais elevados, isso não é uma regra que condiciona a qualidade das bebidas. Existem ótimos vinhos que são de regiões menos conhecidas no cenário vinícola, blands (combinações) de cepas comuns e com preços bastante acessíveis. A regra para escolher o vinho é: seu gosto. Procure por aquele que mais agrada seu paladar, independente do preço ou rótulo. 

2- Se prender às harmonizações tradicionais.

Carne vermelha combina com vinho tinto e frutos do mar com vinhos brancos. Essa é uma constatação que não é uma regra. Apesar da dica generalista ajudar na harmonização quando se está começando a conhecer o mundo dos vinhos, não é preciso se prender a ela. Pesquise as melhores harmonizações do rótulo que escolheu e vai se surpreender com as possibilidades de combinação. 

3- Encher a taça

A taça de vinho tinto tem uma boca grande e é comprida. Mas isso é proposital tanto para aumentar a superfície de contato da bebida com o oxigênio, o que ajuda a “amadurecer”  a bebida, quanto para que os especialistas possam avaliar as lágrimas do vinho, que ajudam a  identificar características como nível alcóolico e doçura da bebida. O ideal, portanto, é encher ⅓ da taça apenas.

4- Segurar a taça pelo bojo

Muitas pessoas seguram a taça de vinho pela parte de baixo, o bojo. Isso é um erro comum. A forma certa de segurar a taça é pela sua haste, por isso ela é mais alongada. Assim, o calor da mão não é passado para a bebida, atrapalhando a permanência da temperatura ideal do vinho. 

5- Achar que os melhores vinhos são os mais antigos

Existem  diferentes tipos de vinhos. Sendo assim, alguns são feitos para serem consumidos de forma instantânea, ou seja, no mesmo ano de fabricação, e outros são produzidos para terem maior tempo de guarda. Antes de deixar a garrafa na adega ou escolher a bebida pelo ano de fabricação, é preciso entender se o rótulo é de uvas novas ou uvas de guarda, assim é possível saber quando é a melhor hora para apreciar o vinho. Bebidas de consumo imediato podem ter um sabor mais de vinagre se guardadas muito tempo, assim como os vinhos de guarda podem não estar no seu auge se bebidos de forma antecipada. 

6- Guardar o vinho aberto

O oxigênio é o que faz o vinho amadurecer. Se o contato é demasiado, a bebida logo fica com um gosto semelhante ao de vinagre. Por isso, o ideal é sempre fechar bem as garrafas depois de abertas a primeira vez. 

7- Beber sempre o mesmo vinho

Sabemos que é difícil entender todas as boas práticas e quando se acha um vinho que agrada seu paladar e que você domine a harmonização, o mais cômodo é permanecer sempre com o mesmo rótulo. Mas não caia nessa armadilha, o melhor dos vinhos é experimentar  todas as suas possibilidades.
Agora que você já sabe quais erros não cometer, visite a VinhoBR e escolha um rótulo para apreciar.