como degustar vinhos como um legítimo sommelier

3 passos para degustar um vinho como um sommelier

Posicionar a taça de vinho contra a luz, girar o líquido, cheirá-lo, colocar na boca, deixar por um tempo e, por fim, dar o veredicto sobre a bebida. Quem nunca viu especialistas em vinho fazendo esse processo e sentiu vontade de repeti-lo?

Para analisar vinhos como um sommelier existem 3 principais aspectos a se analisar: o visual, o olfativo e o gustativo. Nessa ordem. Saiba o que observar em cada etapa para degustar um vinho como um especialista:

  1. Aspecto visual

A cor diz muito sobre o vinho, principalmente sobre sua idade e a cepa da uva com que foi produzido. Vinhos tintos, por exemplo, quando ainda são novos apresentam tons escuros, como violeta e rubi, com o passar do tempo assume tons mais claros, puxando para o tijolo ou alaranjado. 

Já os vinhos brancos apresentam uma cor clara quando jovens, algo como amarelo-claro ou esverdeado, e ficam mais escuros com o passar do tempo, assumindo tons mais dourados ou âmbar. 

Outro fator possível de observar no aspecto visual do vinho é seu teor alcóolico e de açúcar. Isso é feito através da análise das lágrimas da bebida. Ao girar o vinho na taça, as gotas vão escorrer pelas laterais, essas são as lágrimas. Quanto mais grossas elas forem, mais álcool e açúcar residual tem a bebida. 

  1. Aspecto olfativo

As uvas apresentam aromas diferentes e o processo de vinificação pode adicionar mais cheiros ainda na bebida. Para estimular que todas as notas apareçam na análise, o ideal é girar o vinho na taça, aumentando sua exposição ao oxigênio e, assim, liberar todos os aromas. 

Pelo cheiro, é possível identificar de qual região a uva pertence. Frutas  oriundas de climas frios, tendem a não amadurecer por completo e  isso faz com que o aroma se assemelhe  ao de frutas frescas.

Já em regiões mais quentes, a uva pode até passar do ponto, o que faz com que o cheiro seja de frutas mais maduras, se assemelhando a geleias ou tendo nuances mais doces. 

A partir do aroma é possível perceber, também, se o vinho teve contato com barris de madeira e por quanto tempo. Esses são chamados de aromas terciários e tendem a lembrar cheiro de baunilha, especiarias, tabaco ou  cogumelo quando o vinho foi envelhecido em barril. 

  1. Aspecto gustativo

A partir do paladar é possível perceber o corpo, a acidez do vinho, sua maciez, presença de taninos e a presença de álcool.Vinhos muito ácidos, por exemplo, geram mais salivação, uma vez que desregulam o pH da boca e a saliva é produzida para equilibrá-lo

Os taninos, presentes nos vinhos tintos, é o que dá a sensação de secura na boca ao beber um vinho. Sendo assim, quanto mais adstringente for a bebida, maior a concentração de taninos. 

Já o corpo do vinho é percebido pela sensação de peso que ele traz no paladar. Quanto mais pesada e densa for a bebida, maior será o seu corpo. 

Um vinho equilibrado é aquele que nenhuma dessas características se sobressai ou falta.  Estando tudo em equilíbrio. 
Agora que você já sabe degustar um vinho como um sommelier, que tal testar seus novos conhecimentos? Escolha um rótulo na VinhoBR e aproveite.