vinho dia dos namorados

Dicas práticas para escolher o melhor vinho para o dia dos namorados

O dia dos namorados está chegando e com ele a dúvida de todos os anos: o que fazer para comemorar? Se os planos passam por um jantar ou almoço romântico, um bom vinho não pode faltar. 

Para celebrar o amor com maestria, porém, é preciso saber escolher a bebida de acordo com os pratos servidos, o paladar do casal, o clima do lugar onde a comemoração será realizada, entre outros aspectos. 

Tudo isso faz parecer um desafio e tanto a escolha do vinho perfeito para o dia dos namorados, não é mesmo? Para ajudar, separamos 5 dicas de como escolher o melhor rótulo para esta data. Confira:

1 – Escolha um vinho que combine com o ambiente

A escolha do vinho depende muito do clima do local onde a comemoração será realizada. Isso porque, a depender de suas características, a bebida pode ser mais fresca ou mais encorpada. A regra de ouro é: vinhos tintos e encorpados para o frio e vinhos brancos e leves para o calor. 

Assim, é garantido que o vinho trará uma melhor experiência ao casal, ajudando a compor o clima esperado para a comemoração. No caso dos espumantes, apesar de serem refrescantes, também vão bem em brindes feitos em climas mais amenos.

2 – Harmonize o vinho com o prato

Esse é o maior desafio para a maioria das pessoas. Como saber qual vinho combina com o menu escolhido? Aqui também temos algumas regras de ouro:  vinhos tintos vão bem com carnes vermelhas e molhos vermelhos; vinhos brancos vão bem com carnes brancas, molhos brancos e frutos do mar; e espumantes vão bem com pratos doces. 

Dentro da categoria tintos, porém, existe uma grande variedade de uvas e gostos. Para não errar, opte por vinhos mais encorpados se a comida tiver molho e vinhos tintos mais leves e aromáticos caso a escolha seja por uma carne grelhada, por exemplo. 

3 – Escolha a uva certa

Mas como saber quais uvas dão origem a vinhos tintos mais encorpados ou mais leves? Trouxemos um guia que vai te ajudar na hora de entender qual rótulo harmonizar com sua celebração:

Merlot: vinho macio, frutado e de sabor moderado;

Syrah: vinhos aromáticos e frutados

Malbec: vinho macio, de aroma intenso;

Tempranillo: vinho de corpo médio e frutado;

Carmenère: vinho encorpado, com taninos fortes;

Tannat: vinhos encorpados com taninos presentes;

4 – Acerte no melhor vinho de cada região

Depois de escolher a uva, ainda há mais alguns outros aspectos a serem levados em consideração na hora de harmonizar o vinho com a refeição de dia dos namorados. O terroir – conjunto de solo e condições climáticas – do local onde a uva é cultivada influencia muito no sabor e aroma dos vinhos. 

Por isso, rótulos feitos em alguns países apresentam maior qualidade do que em outros, a depender da uva.  Separamos as principais uvas de cada país para que possa fazer a escolha mais acertada. Uma dica é escolher vinhos da mesma região do prato que será servido.

Malbec: Argentina
Pinotage – África do Sul

Riesling – Alemanha

Merlot – Brasil

Carmenère e Cabernet Sauvignon – Chile

Tempranillo – Espanha

Sangiovese – Itália

Touriga Nacional – Portugal

Tannat – Uruguai


5 – Harmonize com o seu paladar

Uma dica final é levar em consideração o paladar do casal para a escolha do melhor vinho para o dia dos namorados. Assim, se os dois ainda estão começando no mundo dos vinhos, opte por rótulos mais leves. Porém se os dois já estão acostumados com a bebida, aposte nos mais encorpados.
Levando essas dicas em consideração, seu dia dos namorados tem tudo para ser perfeito. Na VinhoBR é possível achar os rótulos ideais para a data, com o melhor custo-benefício.