A combinação deliciosa entre vinho e chocolate

A Páscoa traz consigo, além dos símbolos de renovação, uma época cheia de chocolates. E por que não harmonizá-los com vinho? 

É importante entender as particularidades de cada um para encontrar a combinação ideal. Mesmo que o chocolate seja doce, é possível encontrar tipos que combinam bem com diferentes vinhos.

Quer saber mais sobre como seriam essas combinações? Continue sua leitura

A combinação chocolate e vinho pode ser deliciosa, por mais que demande conhecimento, pois é importante considerar o tipo de chocolate (amargo, ao leite, branco) e escolher um vinho que complemente suas características. 

Além disso, a harmonização destas duas delícias é benéfica para a saúde. Isso porque ambos são ricos em flavonoides, compostos encontrados em plantas que ajudam a combater os radicais livres. Por outro lado, a junção destes dois elementos ainda contribui para combater o envelhecimento. De acordo com estudos recentes, o chocolate amargo e o vinho tinto apresentam um componente chamado de resveratrol, que ajuda na renovação celular.

Também, existem combinações específicas entre vinhos e chocolates que favorecem os dois, podendo despertar até mesmo um lado afrodisíaco e único.

Conheça as melhores combinações entre vinhos e chocolate

Chocolate Amargo

Os chocolates amargos, com cerca de 50% a 75% de cacau,  têm baixo teor de açúcar e gordura, facilitando a combinação com o sabor e a acidez de mais tipos de vinho, além de serem ricos em polifenóis. Essas características contribuem para que este tipo de chocolate harmonize melhor com vinhos, principalmente os mais encorpados. Se complexos e aromáticos, melhor ainda. Outra característica do vinho que melhor combina com chocolate amargo é ser rico em açúcar residual. Vinhos tintos de sobremesa e vinho do Porto são as melhores opções.

Os vinhos tintos secos também são uma ótima opção para harmonizar com chocolate amargo. Neste caso, apostar em Cabernet Sauvignon e Syrah acentua o sabor do chocolate e valoriza o vinho.

Leia mais sobre a Uva Cabernet Sauvignon clicando aqui

Chocolate ao leite

Mais doce, esse tipo de chocolate tem baixa porcentagem de cacau, leite, açúcar e gordura, isso torna o vinho mais pesado, dificultando encontrar a melhor opção para combinar. O indicado é encontrar aqueles com baixo teor alcoólico, para não criar muito conflito. 

Vinhos tintos de colheita tardia são ótimas opções, uma vez que, por conta da sua desidratação no pé, a uva colhida mais tarde tem maior concentração de açúcar. A doçura do vinho entra em sintonia com a do chocolate ao leite, formando uma bela combinação.

Outras opções são o vinho do Porto, que imprime sabor de frutas vermelhas ao chocolate, ou Maury, o Porto francês que tem nuances mais terrosas e por isso combina com trufas ou chocolates mais adocicados.

Saiba mais sobre o Vinho do Porto clicando aqui

Chocolate branco

Esta variação não é considerada propriamente um chocolate por muitas pessoas, por ser feito com manteiga de cacau, ou seja, a gordura, em vez da fruta. Mas para o paladar de muitas outras, o chocolate branco é especial. Por ser muito gorduroso, ele harmoniza bem com espumantes moscatel. O Perlage, sensação proveniente das bolhas de gás carbônico, e a acidez desse tipo de vinho ajudam a diminuir a sensação de gordura na boca.

Saiba o que é Perlage clicando aqui 

Os vinhos tintos secos também são uma ótima opção para harmonizar com chocolate branco. O Pinot Noir é um exemplo de combinação ideal, isso porque a gordura presente no chocolate acentua o sabor das frutas vermelhas encontradas no vinho.

Clique aqui e saiba mais sobre a uva Pinot Noir

A combinação de chocolate e vinho pode ser difícil de acertar, pois ambos têm sabores intensos e complexos. A gordura e o açúcar do chocolate podem interferir no sabor do vinho, tornando a harmonização desafiadora. Mas, com este artigo e suas próprias experiências, você pode descobrir combinações deliciosas.

Aproveite para adquirir vinhos deliciosos em nosso site: 

www.vinhobr.com.br