mancha de vinho

Como tirar mancha de vinho de tecido

Quem nunca se desesperou com o vinho derramado em uma toalha, sofá ou roupa? A bebida na sua versão tinta pode deixar manchas que, em um primeiro momento, parecem difícil de serem removidas. Mas a verdade é que com alguns produtos que todo mundo tem em casa é possível solucionar o problema de forma rápida. 

O ideal, para qualquer tipo de situação em que o vinho é derramado em cima de um tecido, é limpar na hora, assim a remoção da  mancha é facilitada. Mas sabemos que nem sempre é possível parar tudo o que se está fazendo para limpar a peça suja, por isso trouxemos algumas dicas que ajudam tanto na mancha “fresca”, quanto  quando ela já está seca. 

5 jeitos simples de tirar mancha de vinho

1- Água gelada

Se for possível lavar o tecido logo depois de derramar a bebida, a água gelada é uma ótima opção. Basta colocar a peça suja em molho na água fria e esperar agir. Vale dar uma leve esfregada depois que a maior parte da mancha já tiver se diluído. O maior problema dessa opção é que nem sempre é possível fazer a limpeza de imediato. 

2- Água oxigenada

Essa é uma opção que ajuda na remoção da mancha mesmo se esta já estiver seca, porém, é  passível de danificar as peças caso sejam muito coloridas ou sensíveis. A solução que ajuda a tirar manchas pode ser feita com 4 colheres de sopa de água, meia colher de sabão em pó, 2 colheres de alvejante sem cloro – assim diminuem as chances de manchar o tecido colorido – e 2 colheres de água oxigenada. Passe a solução por cima da mancha e deixe agir por alguns minutos. Depois basta esfregar de forma leve.

3- Vinagre branco

O vinagre é um grande aliado quando o assunto é limpeza e na remoção de manchas não é diferente. É preciso, no entanto, que se utilize vinagre branco ou  neutro. Para tirar a mancha de vinho basta misturar três partes de vinagre com uma de água e despejar sobre a sujeira. O ideal é deixar agir entre 10 e 15 minutos e depois lavar a peça normalmente. 

4- Gelo e Leite

Para as manchas frescas, gelo e leite podem ser uma ótima opção. Logo que derrubar o vinho coloque um pouco de detergente neutro por cima da sujeira e um saco de gelo. Deixe agir por alguns minutos, até o vinho ficar com uma coloração verde-acinzentada.  Enquanto isso, ferva duas xícaras de leite e depois despeje sobre a mancha, deixando fazer efeito por cerca de 15 minutos. Depois, basta deixar a peça de molho na água fria e lavá-la normalmente. 

5- Limão e sal

A dupla também é muito utilizada para limpeza em geral e pode ser uma aliada para tirar manchas de vinho. O ácido do limão aliado com o poder de absorção do sal são uma ótima combinação para remoção de manchas. Para isso, basta espremer a fruta sobre a sujeira e esfregar um pouco de sal. Deixe fazer efeito por cerca de uma hora e depois lave a peça. 

Agora que você já sabe o que fazer quando derrubar um pouco de vinho, escolha seu rótulo preferido na VinhoBR e beba sem medo.