Dia mundial do turismo: 10 países com muita história e muito vinho

No dia 27 de setembro é comemorado o dia mundial do turismo. A data é celebrada desde 1980, quando a Organização Mundial do Turismo instaurou a efeméride a fim de ressaltar a importância cultural, social e econômica dessa profissão. 

Muitos são os atrativos turísticos que podem atrair visitantes para um país: paisagens, história, museus, edificações e até mesmo os vinhos da região. 

O chamado enoturismo, leva os turistas para as regiões e propriedades produtoras. Nele, os visitantes conhecem a história da bebida no local, a sua produção, curiosidades, têm degustações à disposição e, em alguns lugares, podem participar da produção. 

Conheça os 10 principais destinos de enoturismo no mundo.

Prepare as malas: 10 destinos de enoturismo no mundo

Para inspirar seu próximo destino nesse dia do turismo trouxemos dez destinos que mesclam a história e a cultura do vinho. Confira:

1 – Espanha

O país é o terceiro maior produtor da bebida no mundo, com a maior área plantada de uva. Por lá, o vinho mistura-se com a história das regiões e existem diversos destinos para os enoturistas. Esse tipo de atividade ficou mais forte nas últimas décadas, quando as regiões com denominação de origem se juntaram para incentivá-la. 

Os principais destinos são as regiões de La Rioja, Ribera del Duero, Penedès, Jerez e  Somontano. Por lá, não deixe de experimentar a uva Tempranillo, a marca da região. 

Saindo de Madri, existem diversas excursões que percorrem os caminhos do vinho país afora. Há para todos os gostos: com hospedagem ou sem, com alimentação ou sem, perto ou longe e assim por diante. 

Para entrar no clima, que tal uma garrafa do Faustino Rivero Ulecia Tempranillo?

2 – Moldávia

Esse é um país pequeno mas muito importante para quem gosta de vinho. Localizado entre a Romênia e a Ucrânia,  fez parte da União Soviética e só teve sua independência em 1991.

Apesar de pequeno, 4% do território do país é ocupado por vinhedos. Por lá a relação com o vinho começou há mais de cinco mil anos. As uvas mais cultivadas são singulares da região, como a Feteascå Albå, Rarå Neagrå e a Feteascå Neagrå.

Para os visitantes, as atrações vão além dos vinhos de qualidade. As vinícolas apresentam um show a parte, podendo ser em castelos, subterrâneas ou em paisagens de tirar o fôlego. As principais que recebem visitantes são: Cricova, Milestii Mici, Fautor, Basvinex, Asconi Winery e Castel Mimi.

Para entrar no clima, que tal experimentar um Grape Angel Premium Merlot e Rara Neagra?

3 – Itália

Não tem como falar de vinho e não falar da Itália. A história da bebida na região remonta a 757 A.C. e hoje o país é o maior produtor de vinho do mundo. Para os visitantes, uma boa notícia: é possível conciliar conhecer as principais regiões da Itália e suas vinícolas. Isso porque elas estão espalhadas por quase todo o país. 

As principais regiões que devem estar em um roteiro de enoturismo na Itália são: Toscana, Campania, Sicília, Lombardia, Alto Adige, Piemonte, Puglia, Lázio e Vêneto.

Entre as uvas mais cultivadas por lá estão Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Pinot Grigio, entre tantas outras. 

Para entrar no clima, que tal experimentar um Mare Rosato Puglia IGP.

4 – Argentina

Indo para o Novo Mundo existem muitos destinos disputados no enoturismo. A Argentina é um deles. O país é extenso e oferece opções para todos os públicos. A região de Cuyo, por exemplo, produz 80% do vinho argentino. O roteiro por lá passa pela famosa região de Mendoza, San Juan e San Luis. 

A uva mais famosa por lá é a Merlot, mas é possível encontrar também Sauvignon Blanc, Malbec e Cabernet Sauvignon.

Para entrar no clima, que tal experimentar um Bodega Niven Criolla Argentina Barbera.

5 – Chile

Continuando no Novo Mundo, o Chile também é muito procurado para o enoturismo. Por lá, as principais rotas são pelo Valle de Casablanca, Valle de Colchagua, Valle de Curicó, Valle del Maipo e Valle del Maule.

Como o enoturismo é bastante famoso na região é possível comprar pacotes já fechados com excursões para as diferentes vinícolas. Estando no Chile, não deixe de experimentar vinhos à base de Carménère, uma uva que já foi dada como extinta e depois redescoberta no país. 

Para entrar no clima, que tal experimentar um Vik A.

6 – África do Sul

O país é o sétimo maior produtor de vinho no mundo. Por lá, alguns rótulos emblemáticos são compostos pelas uvas Pinotage, Cabernet Sauvignon, Syrah e Chenin Blanc. 

A melhor região para os amantes de vinho é a área de Western Cape ou Cabo Ocidental em português. Ela abriga as principais regiões produtoras do país, onde estão as vinícolas mais importantes. Elas oferecem hospedagem e alimentação aos visitantes. 

Para entrar no clima, que tal experimentar um Nederburg Rose.

7 – França

Voltando ao velho mundo, a França também é muito tradicional quando o assunto é produção de vinho. As principais regiões que oferecem um roteiro encantador  para os visitantes são Bordeaux, Cos d’Estournel, Château Pape Clément, Champagne, Borgonha, entre outras. 

Assim como na Itália, basicamente o país inteiro pode ser aproveitado para o enoturismo. Para os que gostam de história, os château e castelos são um charme a parte. 

Para entrar no clima, que tal experimentar um original Champagne Lous Roederer Brut Vintage.

8 – Portugal 

Em Portugal, não tem como o turista não apreciar os famosos Vinho do Porto ou Vinho Verde. Sendo assim, a região do Porto já se torna obrigatória na viagem. Por lá, o tradicional é fazer uma visita nas caves e ver como é o processo de produção deste vinho. 

Outra região imperdível é a de Alentejo, que já foi considerada a melhor do mundo para se visitar. Para quem quer sair do continente, as ilhas da Madeira e dos Açores também apresentam passeios imperdíveis, com visitação a vinícolas. 

Para entrar no clima, que tal experimentar um  Quinta do Porto.

9 – Austrália

Muito conhecido pelos amantes de aventuras, a Austrália também oferece ótimas opções para quem aprecia vinho. O país abriga mais de duas mil vinícolas distribuídas em 65 regiões produtoras diferentes. 

Os principais vinhos apreciados por lá são Shiraz, Pinot Noir e Chardonnay. 

Para entrar no clima, que tal experimentar um John Duval Annexus Grenache

10 – Brasil

Por último, mas não menos importante, o Brasil vem se consolidando como um importante destino do enoturismo. As duas regiões principais são a serra gaúcha e o vale do Rio São Francisco.

As opções são muitas: no Sul, é possível conhecer as vinícolas e curtir um frio embalado pelo vinho. Já mais para o Nordeste é possível fazer um passeio de barco pelo Rio São Francisco no fim do dia, apreciando um bom vinho. 

Para entrar no clima, que tal experimentar um Don Guerino Malbec Vintage,

Aprecie os rótulos dessas e outras nacionalidades na VinhoBR