Como harmonizar sorvete e vinho

Sorvete e vinho são uma dupla clássica. O sabor abacaxi francês, por exemplo, é feito com a fruta e o vinho. Sorvete de vinho também é uma opção comum nas sorveterias por aí. Mas para os que querem sair do lugar comum, é possível harmonizar a bebida e a sobremesa.  Saiba como.

História do sorvete

Mas não é só no sabor que o sorvete e o vinho podem combinar. Os dois se popularizaram nos mesmos países. Apesar dos primeiros registros de sorvete datarem a mais de quatro milênios atrás na China, quando uma sobremesa com leite e arroz foi congelada na neve, foi na Itália e na França que a sobremesa se popularizou. 

No século 16 o sorvete já era comum nestes países. Sendo também experts em vinhos, ao longo dos anos italianos e franceses puderam experimentar muitas combinações desta dupla clássica. 

Harmonização entre sorvete e vinho

A harmonização clássica é feita com vinhos da uva Moscato ou com espumantes mais adocicados. Assim, o doce da bebida se integra com o doce da sobremesa e os dois sabores se complementam no paladar. 

No caso dos espumantes, a perlage ainda ajuda a “limpar” a gordura que o sorvete deixa na boca. Dessa forma, os sabores são ressaltados a cada nova colherada.

Mas existem outras harmonizações que podem surpreender. 

O sorvete de morango, por exemplo, harmoniza bem com vinhos frutados e frescos. Uma boa opção é um rosé feito a partir da uva Cabernet Sauvignon. Aqui vale a máxima: procurar vinhos com as mesmas características principais da sobremesa. 

Nesse caso, pode-se  transpor esta regra para outros sabores de sorvete de frutas vermelhas e silvestres. 

Já o sorvete de chocolate, principalmente os mais amargos, pode harmonizar bem com o vinho do Porto. A doçura e alto teor alcoólico ajudam a suavizar a cremosidade do sorvete, fazendo o papel de “limpar” o paladar, destacando o sabor da sobremesa. 

O sorvete de baunilha também é um clássico. Seguindo a lógica da semelhança, aqui o ideal é um rótulo com sabor mais floral. Uma boa pedida são os espumantes Prosecco, que integram o sabor de forma perfeita. 

Regra de ouro

Como deu para perceber, a regra de ouro é sempre procurar sabores que se complementam e não que briguem entre si. 

Para não errar, portanto, entenda quais são as características que se sobressaem na sobremesa – se é doce, frutada, refrescante, ácida…. –  e busque por vinhos com características semelhantes. 

Na VinhoBR você encontra uma grande variedade de vinhos. Com certeza teremos a certa para sua harmonização com sorvete. Confira.