Vinho e Halloween: saiba como combinar

O Halloween é uma data tradicional nos Estados Unidos. Comemorada em 31 de outubro, a festividade é marcada por fantasias, monstros e doces. Apesar de ser típica de lá, no Brasil algumas pessoas entram no clima da data também. E não precisam ser só crianças, os adultos podem fazer sua própria noite de gostosuras, com muito vinho e doce. 

A história do Halloween

Antes de falarmos quais vinhos são ideais para a data, conheça um pouco de como essa tradição se solidificou. As raízes do Halloween vem de um antigo festival celta, onde as pessoas usavam fantasias e acendiam fogueiras para espantar fantasmas. 

Quando no século VIII, o Papa Gregório III atribuiu ao dia 1º de novembro a alcunha de Dia de todos os santos, a noite anterior ganhou o nome de All Hallow’s Eve, ou véspera de todos os santos. 

Algumas das tradições celtas se mantiveram nesta data que, com o tempo, teve seu nome abreviado para Halloween. 

Das fogueiras e fantasias, a festividade ganhou tradições como crianças pedindo doces pela rua. Filmes de terror e festas temáticas também marcam presença nessa época do ano. 

Vinhos para o Helloween

Para os adultos, a segunda bebida preferida dos vampiros pode harmonizar bem com as festividades. O vinho, comumente, é ligado à bruxas, vampiros, entre outros seres místicos. Muito por conta da sua cor, ele se torna quase parte da decoração das festas de Halloween. 

Para harmonizar com os doces consumidos nesta época, alguns vinhos são mais indicados. Confira:

1- Balas

Para harmonizar com o sabor doce e frutado das balas, o ideal é servir vinho seco, que quebre essas características. Uma boa opção é o Sauvignon Blanc, ele corta a doçura e ainda complementa o sabor frutado das balas. 

2- Chocolate ao leite

A uva Primitivo combina com o sabor doce dos chocolates ao leite. O vinho complementa o paladar e dá um toque de frutas vermelhas ao chocolate. 

3- Doces com amendoim 

Seja chocolate com amendoim ou doces com pasta de amendoim, a leguminosa dá a seus complementos sabores mais gordurosos e salgados. Para complementar o paladar, nada melhor do que um Merlot. 

4- Marshmallow

Para completar a noite tradicional norte-americana, não pode faltar marshmallow. O melhor vinho para acompanhar o doce é o Moscatel. Ele ajuda a limpar o paladar e suavizar o açúcar.

Vinhos para animar sua festa de Halloween

Mas além de complementar a comida, os vinhos podem fazer parte da decoração. Alguns rótulos combinam bem com o tema e são ideais para animar a noite. Fizemos uma seleção:

1– Casillero del Diablo

2- Alma negra

3 – Mil demônios

Na VinhoBR você encontra esses e outros rótulos para embalar sua noite de Halloween. Aproveite.