Entenda os principais tipos de vinho

Existem inúmeras variedades de vinhos feitos a partir de uma única família de uvas ou de um blend entre elas. Cada um deles têm características únicas, harmonizam com um determinado tipo de comida e situação e agradam paladares específicos.

 

Basicamente os vinhos podem ser categorizados como tintos, brancos, secos, suaves, encorpados, leves e rosés. A diferença entre as variedades confunde muitas pessoas: qual é o melhor vinho para harmonizar com massa? Todo vinho deve ser bebido em temperatura ambiente? Como saber quanto tempo cada vinho pode ser guardado? Qual é a melhor opção para acompanhar doces?

 

Essas são apenas algumas das dúvidas mais comuns que acometem as pessoas na hora de escolher uma das variedades da bebida. Conheça agora as características principais dos vinhos mais consumidos. 

 

Mas antes, um alerta: por mais que a bebida seja  originada de uma mesma família de uvas, o sabor do vinho pode sofrer alterações de acordo com a região, terroir  e a forma que é produzido. Por isso um Cabernet Sauvignon europeu é diferente do brasileiro, por exemplo. 

 

Vinhos mais consumidos

Cabernet Sauvignon

 

Os vinhos feitos a partir dessa uva são os mais populares do mundo, isso porque a fruta se adapta a diferentes terroirs, podendo ser produzida em todas as regiões. A Itália se destaca na produção desta variedade, ao lado de Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Espanha, Chile, Portugal, entre outros. 

 

O Cabernet Sauvignon é um vinho encorpado, com acidez agradável e taninos firmes, graças ao amadurecimento tardio das uvas – em regiões mais quentes, o vinho se torna mais frutado, com maior teor alcoólico, já em lugares frios, a bebida ganha notas de frutas vermelhas. Este tipo de vinho é aromático, trazendo nuances de pimentão, cereja, cedro e especiarias.

 

A harmonização do Cabernet depende de suas características. Se for menos encorpado, vai bem com massas ao molho bolonhesa, carnes assadas, risotos ou churrasco. Já para os com maior corpo, o ideal é a harmonização com carnes gordurosas, queijos ou polenta. 

 

Tannat

 

Original da França, mas famosa por sua variação uruguaia, esse tipo de uva se caracteriza pela presença de taninos intensos, ou seja, uma maior sensação de adstringência na boca. Os vinhos Tannat tem cor escura, teor alcoólico médio e, dependendo da onde são produzidos, tons frutados.

 

O Tannat tem um tempo médio de guarda e quando são amadurecidos em barricas de carvalho, apresentam notas de café, tabaco e cacau. Em geral, este tipo de vinho envelhece bem e pode ser armazenado por mais tempo.

 

A melhor harmonização para Tannat são comidas gordurosas. 

 

Merlot

 

Esse tipo de uva traz elegância à mesa. Com tons suaves, taninos médios, textura macia e doçura moderada, a bebida costuma ser a preferida de diversos enólogos e ter aroma intenso. A longevidade do Merlot é variada, isso significa que a qualidade não é perdida quando este é degustado ainda jovem ou envelhecido.

 

As características do vinho dependem da região onde é produzido. Se a uva é cultivada em lugares mais quentes,  ela costuma a dar origem a vinhos mais frutados e com menor presença de taninos. Agora, quando cultivada em lugares mais frios, o vinho tem maior destaque dos taninos e estrutura mais robusta. 

 

Por ser uma uva muito versátil o vinho proveniente dela harmoniza bem com carnes, vermelhas ou brancas, magras, risotos e massas com funghi e tomate. Não é recomendado que o vinho acompanhe comidas apimentadas, uma vez que estas podem se sobrepor a suavidade da bebida.

 

Malbec

 

Apesar de ter origem francesa, a uva ficou famosa por conta da sua variação argentina – o clima quente durante o dia e frio à noite faz com que a uva tenha uma maturação ideal e no tempo correto. Assim, o Malbec argentino apresenta taninos maduros, característica aveludada, aromas de ameixa, cereja e figo, além de nuances de café, tabaco e cacau. 

 

O vinho apresenta uma coloração tinta forte e pode ter características mais intensas se envelhecido em barricas de carvalho. A melhor harmonização da bebida é com carnes vermelhas, vegetais e ervas. 

 

Sauvignon Blanc

 

Uma das uvas brancas mais famosas do mundo, a Sauvignon Blanc dá origem a um vinho cítrico e herbáceo. Em um geral, é um tipo de vinho que tem como característica ser fresco, seco e elegante. Normalmente, os vinhos a partir dessa uva passam por um longo processo de envelhecimento.

 

A melhor harmonização da bebida é com peixes, frutos do mar e risotos.

 

Chardonnay

 

Outro vinho branco muito conhecido é o Chardonnay. Por ser bastante suscetível a mudanças climáticas, a uva dá origem a vinhos com diferentes características dependendo da região em que é cultivada. Normalmente, quando o local é quente, o vinho tende a ser mais encorpado e com baixa acidez. Agora, se cultivada em lugares frios, dá origem a vinhos de corpo médio e acidez alta.

 

Geralmente a bebida apresenta um alto teor alcoólico, o que aumenta a sensação de doçura e secura. A melhor harmonização desse vinho é com queijos. 

 

Pinot Noir

 

Essa uva precisa de condições ideais de clima e temperatura para  dar origem a vinhos de qualidade. No geral, eles têm taninos firmes e não muito acentuados, sabor delicado e coloração não tão intensa. Esse tipo de uva também dá origem a espumantes.

 

Sua melhor harmonização é com presunto cozido, carne cozida com legumes, atum e salmão.

 

Como escolher o melhor vinho?

Para saber qual a melhor opção de vinho é preciso levar alguns fatores em consideração, como:

 

  • Ocasião em que serão consumidos: para jantares, muitas vezes vinhos tintos elegantes, como Merlort são a melhor opção, já para almoços, opções mais refrescantes, como Sauvignon Blanc, se encaixam melhor.
  • Paladar: vinhos mais ácidos e secos tendem a agradar quem tem maior apreço por vinhos, já os iniciantes podem preferir sabores mais suaves e doces;
  • Harmonização: é crucial que se escolha o vinho de acordo com a refeição que será servida para enaltecer o sabor da bebida. 

 

Agora que você já conhece as opções de vinho mais famosas e consumidas, escolha o seu preferido na VinhoBR.