vinhos portugal

Vinho de portugal: conheça os melhores vinhos portugueses

A tradição vinícola em Portugal data da Antiguidade, quando  povos da Grécia, Fenícia e do Império Romano levaram para a região práticas de produção da bebida. O desenvolvimento do processo de produção de vinho no entanto, se deu junto com o avanço do Cristianismo na Europa.

 

O clima quente em algumas regiões e o terroir favorável fazem com que o país tenha as condições perfeitas para o crescimento correto das uvas. Hoje, mais de 250 tipos da fruta são cultivados. 

 

A tecnologia adicionada ao processo de vinificação, deu ao vinho português um toque especial. Hoje, a bebida tem fama mundial, principalmente por ter características específicas como alta concentração, complexidade e singularidade.

 

Principais uvas e vinhos  do país

 

Portugal tem três grandes regiões produtoras que dão origem a vinhos com base em uvas internacionais e locais. O vinho verde, por exemplo, é originário da região entre Douro e Minho, conhecida como dos Vinhos Verdes, e é famoso por apresentar baixo teor alcoólico, textura levemente gasosa e acidez elevada. O nome não se dá pela cor do vinho, que pode ser ou tinto, ou branco ou rosé, e sim por conta da localidade onde é produzido.

 

Outro vinho originário do país bastante famoso é o vinho do Porto. Cerca de 47% dele é produzido na região do Alto Douro, há mais de 2 milênios. O diferencial desse vinho é seu processo de fabricação: ele é feito por meio de uma fermentação incompleta, que recebe a adição de aguardente vínica neutra. O gosto do vinho é mais adocicado, viscoso e com presença alta de álcool.

 

A terceira região que produz os mais famosos vinhos portugueses é a de Alentejo. Diferente das outras duas que apresentam produções mais originais do país, Alentejo é a grande responsável pela produção de vinhos tradicionais, como o Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Syrah

 

Portugal também é responsável pela produção de vinhos brancos leves e refrescantes, principalmente a partir de uvas Fernão Pires, Alvarinho, Encruzado e Arinto.

 

Vinho em Portugal

 

Além de ser um artigo importante da cultura local e harmonizar com as comidas típicas da região, os vinhos são um importante pilar na economia de Portugal. Além da exportação da bebida, os vinhedos atraem turistas interessados em enoturismo. As principais regiões citadas aqui são os destinos mais procurados. 

 

Mas você não precisa viajar para degustar os vinhos portugueses, a VinhoBR tem opções para todos os gostos. Conheça.