A arte de harmonizar vinhos com diferentes pratos

A harmonização de vinhos é sempre uma dúvida de quem aprecia a bebida, mas não é especialista. A dica de ouro é: combine similar com similar. 

Sendo assim, pense em pratos com carne vermelha combinando com vinho tinto; carne branca com vinho branco; doces com vinho do Porto; frutos do mar com brancos ou rosés; e assim por diante. 

Quando o assunto é queijos e vinhos, é preciso olhar caso a caso. Quando falamos em queijo Gorgonzola, por exemplo,  que é forte e picante, o ideal é combinar com vinhos doces; queijo parmesão combina com Sauvignon Blanc; e queijos Brie com brancos como o Chardonnay. 

Como  fazer a harmonização de vinhos na Páscoa?

Mas vamos ao que interessa, como colocar essas dicas gerais na prática? Aproveitando a época de Páscoa, trouxemos exemplos de pratos que combinam com vinhos tintos, além de dicas de queijos e vinhos e harmonizam bem nesta época. 

1- Bacalhau

 O Bacalhau é o prato mais tradicional no almoço de Páscoa. Ele pode ser servido com diferentes complementos, mas por ter um sabor mais forte, combina com vinhos específicos. 

Como falamos, carnes brancas, como a de peixe, combinam com vinhos brancos. O Chardonnay é uma boa opção, ele não é muito frutado mas tem boa estrutura, o que  combina com o alimento. 

2- Maionese

Em qualquer reunião de famílias brasileiras a maionese de batatas é um prato popular. E na Páscoa  não seria diferente. Sendo assim, é  importante entender qual vinho combina com o alimento. 

Como tradicionalmente a maionese é feita à base de ovo e o ovo não combina com taninos, o ideal é optar por brancos. Uma boa pedida é o Sauvignon Blanc. 

3- Queijos

Nada melhor do que uma tábua de queijos na entrada. Para não errar na harmonização de queijo e vinho, aposte em tintos de corpo médio, tal qual o Merlot, ou um branco mais tradicional, como o já citado Chardonnay. 

Agora que você já sabe como harmonizar vinhos e alimentos, e diferentes pratos compre sua garrafa especial na VinhoBR.