Os benefícios do vinho para a saúde: mitos e verdades

Uma taça de vinho por dia é bom pra saúde. Quem nunca ouviu essa máxima? Os benefícios da bebida para o organismo são muito disseminados, como o auxílio na saúde cardiovascular, a capacidade antioxidante, entre outros.

Mas nem todas as vantagens ditas por aí são verídicas, principalmente se o não houver um consumo moderado da bebida. 

Por isso trouxemos aqui os mitos e verdades sobre os benefícios do vinho para a saúde. 

O que faz o vinho ser bom para a saúde?

Mas antes, vamos entender porque o vinho pode ser benéfico. O grande diferencial dessa bebida está no seu ingrediente principal: a uva. 

A fruta tem grandes quantidades de polifenóis, que são os taninos, resveratrol e flavonóides. A principal característica desses compostos é a capacidade antioxidante deles, o que gera os benefícios para a saúde. 

Mas, lembre-se: nada demais faz bem. Por isso, o consumo deve ser moderado. 

Mitos e verdades sobre vinho na saúde:

1- Vinho faz bem pra pele

Verdade! Os tais dos antioxidantes combatem os radicais livres, que  são agentes oxidantes. Esses compostos são benéficos para as células, mas em níveis elevados podem levar ao envelhecimento precoce. 

Sendo assim, o vinho  ajuda a prevenir isso. Além disso,  o resveratrol, presente na uva,  tem ação anti-inflamatória que pode  ajudar no tratamento de acne e oleosidade. 

2 – Vinho faz bem para o cérebro?

Verdade! Estudos mostram que os compostos presentes na bebida podem ajudar a prevenir inflamações no sistema linfático, reduzir o risco de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, entre outros benefícios. 

Mas tudo isso se o consumo seguir a recomendação de uma taça, aproximadamente 150ml, para as mulheres e duas taças para os homens. 

3- Vinho faz bem para o coração?

Verdade! Os estudos mostram também que o resveratrol  ajuda  a controlar a pressão arterial, minimiza a progressão de  aterosclerose, diminui as chances de inflamação nas veias, entre outros benefícios que ajudam na saúde do coração

Claro, sempre dentro do consumo recomendado e com moderação. 

4- Qualquer tipo de vinho traz benefícios. 

Mito! A maior parte dessas substâncias  benéficas à saúde estão presentes nas cascas da uva. Ou seja, vinhos produzidos a partir de uvas com cascas mais finas ou sem a presença delas, como é o caso dos brancos, não trazem tantos benefícios. 

Agora que você já conhece os benefícios do vinho para saúde, que tal tomar sua dose diária a partir dos rótulos disponibilizados pela VinhoBR.