Como escolher o melhor vinho para cada ocasião: guia completo de degustação

A degustação de vinhos é uma arte, mas nem por isso precisa ser difícil. Sempre tem aqueles que ficam em dúvida em como escolher o rótulo ideal para cada ocasião, a dica principal é: não se preocupe tanto com os detalhes, vá no básico que funciona.

Mas o que é o básico que funciona quando se fala em vinhos? É saber qual tipo de corpo combina com cada ocasião, qual uva, acidez e temperatura. Já começou a ficar difícil de novo? Não se preocupe, trouxemos um guia definitivo para você saber qual vinho tinto ou vinho branco escolher em cada ocasião. 

Como escolher os vinhos de acordo com o horário do dia?

A primeira coisa a se pensar quando for escolher um vinho para uma ocasião especial é quando ele será servido. A noite geralmente é mais fresca e pede pratos mais pesados, por isso vinhos tintos são a melhor escolha. 

Boas uvas para um evento noturno são Cabernet Sauvignon ou Merlot. 

Já durante o dia o clima mais fresco pede alimentos mais leves e vinhos com a mesma característica. Aqui apostar nos vinhos brancos pode ser uma ótima pedida.  Um Chardonnay ou um Sauvignon Blanc podem impressionar e deixar o dia ainda melhor. 

Rosés também são indicados para eventos durante a tarde. Eles podem, inclusive, compor drinks para animar a ocasião. 

Vinhos para cada tipo de ocasião

Depois de  definida a hora do evento, vamos às suas especificidades:

Jantares românticos

Aqui não é a hora de errar, certo? Então não precisa arriscar. A primeira dica é sempre perguntar para sua companhia se ela tem preferências. Caso contrário, pense no cardápio. Via de regra, carnes vermelhas combinam com vinhos tintos e carnes brancas com vinhos brancos

Mas não é qualquer vinho. O ideal é optar por rótulos mais leves, menos encorpados e de fácil degustação. O tinto Pinot Noir é uma ótima pedida, além de se encaixar nessas características, ele é delicado e costuma agradar a maior parte das pessoas. 

O Caménère também pode ser uma boa pedida, versátil e aveludado ele vai bem com diferentes tipos de pratos.

Almoço com a família

Vinhos tintos geralmente combinam mais com as opções de comida servidas nessas ocasiões. Que tal pensar em um proveniente do país de origem da família? Ou ainda em um rótulo que tenha embalado algum momento especial?

Para quem não tem ideia, o cabernet sauvignon pode ser uma boa pedida. Apesar de mais robusto, o vinho é quase que um coringa e tende a agradar paladares mais maduros. 

Tarde com os amigos

Para embalar uma tarde com os amigos nada melhor do que vinhos rosés, vinhos brancos ou espumantes. Sirva gelado e aproveite para colocar o papo em dia e comemorar as conquistas. 

Agora que você já sabe qual o melhor tipo de vinho para cada ocasião, compre o rótulo de sua preferência na VinhoBR.