Vinhos tintos leves para acompanhar um jantar ao ar livre

perfeita para um jantar romântico, com os amigos ou depois de um dia de trabalho. 

Muitas pessoas pensam que os vinhos tintos não combinam com essa estação e estamos aqui para desmistificar isso. Conheça opções de tintos leves para um jantar de verão.

O que são vinhos tintos leves?

Antes de saber quais os principais rótulos de tintos leves, é importante entender o que os caracteriza. 

Não necessariamente a cepa da uva vai determinar se um vinho é leve ou não. A forma como a bebida é fabricada impacta muito mais nessa característica e pode fazer com que até mesmo cepas tradicionalmente mais encorpadas dêem origem a vinhos mais suaves. 

Passagem curta por barricas de madeira, menor extração de taninos e uso de maceração carbônica são exemplos de técnicas que fazem com que as bebidas se tornem mais sutis. 

Isso faz com que os tintos possam harmonizar bem com pratos que tipicamente são servidos com brancos ou rosés, como queijos mais suaves, saladas e frutos do mar. 

5 vinhos leves para o jantar de verão

Agora que você já sabe o que caracteriza um vinho tinto leve, conheça 5 uvas que tendem a dar origem a bebidas menos tânicas e mais sutís:

Gamay: 

Os vinhos produzidos a partir dessa uva natural de Beaujolais, na Borgonha, têm taninos suaves e são menos encorpados. Essas características fazem com que a bebida seja leve e harmonize bem até mesmo com saladas de folhas. 

Bonarda: 

Se o menu da noite inclui pizzas mais leves e aromáticas, a uva argentina é uma ótima pedida. Ela dá origem a vinhos leves que combinam também com frios e embutidos. 

Tempranillo: 

A clássica uva espanhola dá origem a rótulos sutis quando jovens. Portanto, as bebidas que não passam por barricas tendem a ser mais leves e harmonizarem melhor com 

frutos do mar assados. 

Valpolicella: 

Apesar de não muito conhecida, essa uva italiana dá origem a vinhos frescos, com baixo teor alcoólico e fáceis de serem apreciados. Principalmente se acompanhados de frango assado com legumes. 

Pinot Noir: 

Para fechar, um clássico. Os vinhos que oriundam dessa uva tendem a ser mais leves, frescos e frutados por natureza. Mas os enólogos podem potencializar essas características deixando a bebida ainda mais fácil de ser consumida. Ela combina bem com peixe assado e patês.

Agora que você já sabe quais vinhos tintos leves tomar em um jantar em uma noite fresca de verão. Procure os rótulos com melhor custo-benefício na VinhoBr.