Itália: tudo sobre a produção de vinhos mais famosa do mundo

A Itália é mundialmente conhecida por ser o país dos vinhos. E não é para menos: em 2020 a região produziu 18,8% dos 260 milhões de hectolitros de vinho fabricados no mundo, o que lhe concedeu o título de maior produtora da bebida em nível global. 

A trajetória italiana no cultivo de uvas e produção vinícola é antiga. Acredita-se que em 757 A.C. a bebida já era consumida por lá. A história conta que ela chegou junto com os gregos, mas logo ganhou um espaço especial no coração e na mesa dos italianos. 

Hoje os números falam por si: são mais de 540 variedades de uva que só existem na Itália, cerca de um terço de todas as espécies conhecidas. Além disso, cerca de 30 mil produtores, espalhados por todo o país, produzem por volta de duas mil variedades da bebida. 

A quantidade, nesse caso, é atrelada à qualidade. A Itália possui mais de 500 vinhos com designação de origem, o que certifica  as características únicas dos diferentes rótulos. 

Quais vinhos são produzidos na Itália?

Cada região produtora italiana possui um terroir específico que garante produções únicas, mas no geral os vinhos italianos podem ser classificados dentro de grandes grupos. O Vino da Tavola, por exemplo, são os de mesa e representam cerca de 80% da produção do país. 

Já os Indicazione Geográfica Tipica (IGT) são os rótulos mais elaborados, que devem ser produzidos em regiões geográficas específicas, como em morro, em vales ou montanhas. Ainda existem os Denominazione di Origine Controlata (DOC), que só podem ser produzidos em vinícolas específicas e respondem por cerca de 15% dos vinhos italianos. 

Quais as regiões produtoras de vinho na Itália?

O país é dividido em 20 regiões. Cada uma delas tem um tipo de solo, relevo e condição climática diferentes. Isso faz com que o terreno seja fértil para o cultivo variado de uvas. Separamos as 5 principais e mais famosas regiões italianas produtoras de vinho. Conheça:

  1. Piemonte

A região fica próxima ao Mediterrâneo balsâmico, o que favorece o amadurecimento das uvas. O terroir faz com que os vinhos de lá sejam os mais famosos do país. Algumas uvas cultivadas na região são Cabernet Sauvignon, Malvasia, Chardonnay e Moscato Bianco. 

  1. Toscana

Famosa por sua paisagem, a Toscana é a mais antiga região produtora de vinho da Itália. Ela abriga uvas como Sangiovese, Modellino, Prugnolo e outras. 

  1. Vêneto

Com ar quente e brisas leves, a região é uma das mais produtivas do país. Entre as uvas cultivadas por lá estão Molinara, Corvina e Glera. 

  1. Puglia

A região conta com as brisas frescas do Mediterrânio como parte de seu terroir. Por lá, as uvas mais comuns são Sumarello, Trebbiano e Primitivo. 

  1. Sicília

A ilha é a maior do Mediterrânio e dá origem a vinhos concentrados e frutados. As principais uvas responsáveis por isso são as Grillo, Inzolia e Mascalese. 

Ficou com curiosidade para apreciar vinhos produzidos na Itália? Na VinhoBR os rótulos italianos apresentam o melhor custo benefício. Saiba mais.