Susana Balbo vinho

Saiba mais sobre o vinho argentino Susana Balbo

Mais do que o nome de uma marca de vinhos, Susana Balbo é uma empreendedora do ramo na Argentina. Quando ainda não era comum que mulheres tivessem protagonismo a frente de vinícolas, Susana desafiou o status quo e criou uma linha de vinhos de alta qualidade e bom custo-benefício.

 

Primeira mulher a se formar em enologia na Argentina, Susana se graduou em 1981 e atuou em vinícolas como Michel Torino, onde inseriu no mapa argentino a uva Torrontés, Catena Zapata e prestou consultoria a tantas outras em países como Estados Unidos, Chile, Brasil, Itália, entre outros. 

 

A Susana Balbo Wines foi fundada em 1999 e se consolidou com o nome Dominio del Plata. Cerca de metade dos vinhos produzidos pela vinícola são exportados para os Estados Unidos.

 

Vinhos Susana Balbo

 

A vinícola produz tanto vinhos de entrada, comercializados por meio da linha Crios, quanto bebidas premium, vendidas a partir da linha Nosotros e Susana Balbo Signature. 

 

A linha Crios é pensada para um público mais jovem e oferece rótulos de nove castas: Malbec, Torrontés, Rosé de Malbec, Cabernet Sauvignon, Red Blend, Pinot Noir, Chardonnay, Syrah-Bonarda e Limited Edition. O Crios Torrontés, um dos mais famosos da vinícola, é conhecido por ser um vinho branco com notas florais e de ervas frescas, com aroma de frutas brancas, boa textura e acidez refrescante. Já o Crios Malbec é descrito como frutado com notas picantes.

 

Dentro da linha Premium o Susana Balbo Signature Rosé é um dos mais aclamados. O vinho é produzido com 60% de Malbec e 40% de Pinot Noir, o que lhe dá sensação de frescor e intensidade.  O Malbec Premium, sob a marca Susana Balbo Tradícion é pensado para o público brasileiro. Trata-se de um vinho 100% Malbec, com 14 meses em carvalho, o que lhe confere taninos presentes e com notas de frutas maduras.

 

Outro destaque da vinícola é o Susana Balbo Signature White Blend, feito a partir de Sauvignon Blanc, Sémillon e Torrontés. A bebida tem notas minerais, florais e de ervas frescas, acidez vibrante e textura agradável.

 

O enólogo Zeh Lima Filho resume os vinhos Susana Balbo como “profundos, marcantes sem perder a delicadeza. A linha Crios, com excelente custo/qualidade, dá destaque aos varietais Torrontés, vinho branco com frescor ideal para um dia de praia, e o Pinot Noir, perfeito para os fãs de vinhos tintos mais sutis. O rótulo que leva seu nome – Susana Balbo Signature – traz um cabernet sauvignon bastante estruturado porém longe de ser agressivo. E como obra-prima da grande dama que é, o Nosotros revela um Malbec em estado de perfeição: frutado, tânico, totalmente integrado e delicioso”. 

 

Na VinhoBR você encontra os rótulos com o melhor custo-benefícios. Garanta o seu.