Vinho Tempranillo

Vinho Tempranillo: confira as melhores combinações

Tradicionalmente espanhola, a uva Tempranillo está presente no país desde 800 A.C., quando foi levada pelos fenícios à região. Hoje, é possível encontrar cultivos de Tempranillo em países como Portugal, Argentina, Austrália e Estados Unidos. A uva, que tem esse nome por amadurecer antes das outras (tempranillo é o diminutivo de “temprano”, que significa cedo em espanhol), não tem adaptabilidade muito alta, por isso é restrita a alguns terroirs específicos. Quando se fala de harmonização, no entanto, a regra é contrária: a uva  combina com diferentes pratos.

 

O clima que estimula a melhor versão da fruta é o de regiões mais frias e altas. Porém, é possível cultivá-la em lugares com temperaturas médias um pouco mais elevadas — nesse caso, as uvas apresentam maior teor de açúcar e casca mais grossa e escura. 

 

As regiões espanholas Rioja, Valdepeñas e Castilla La Mancha são as mais famosas produtoras do vinho Tempranillo e apresentam o terroir ideal: alta amplitude térmica e altitude elevada. 

 

Características do  Tempranillo

 

De cor vermelho escuro, o  vinho Tempranillo tem taninos e acidez médios, assim como o corpo, que pode ser considerado de leve a mediano. Seus aromas remetem a frutas vermelhas, como cereja, ameixa e tomate. A bebida também pode revelar tons de cedro, couro, baunilha e cravo. 

 

O vinho pode passar até 18 meses em barricas de carvalho, quando isso acontece, se torna mais complexo e apresenta aromas de baunilha e couro mais presentes, por outro lado, quando a bebida é jovem e não passa pelo amadurecimento, o sabor é mais frutado. 

 

Harmonização 

 

O vinho Tempranillo é bastante versátil quando falamos de harmonização. Os pratos que melhor acompanham a bebida, geralmente, têm relação com o país de origem dos dois elementos. Por exemplo, os Tempranillos produzidos em  Portugal – onde ganham também o nome de Aragonez ou Tinta Roriz –  tendem a combinar mais com pratos típicos da região, como Cozido Português (a complexidade do vinho se mistura com a dos sabores do prato, potencializando os dois), rabada com polenta mole e agrião (além de combinar na textura, o sabor picante do agrião faz um contraponto interessante com a bebida) e atum com legumes (o Tempranillo jovem é ideal para acompanhar peixes gordurosos, por conta dos taninos leves). 

 

Quando jovem, o Tempranillo harmoniza bem também com hambúrguer clássicos, como o cheese salada, isso porque a intensidade dos aromas e sabores de fruta vermelha da bebida fazem uma bela combinação com o mix de sabores do alimento. 

 

Outros pratos que combinam com Tempranillo são massas com molho vermelho, carnes grelhadas e defumadas, grãos, pratos com milho e comida mexicana em geral.

 

Desfrute

 

Agora que você já conhece um pouco da história e características de um Tempranillo, que tal experimentar ? Na VinhoBR você encontra os melhores rótulos com o melhor preço. Compre já o seu.