Verão e vinho, combinam?

Quando falamos em vinho, logo vem à mente um clima frio, em frente a lareira, com uma mesa farta de comidas pesadas, não é mesmo? Mas um cenário totalmente oposto também é uma boa pedida ao apreciar um vinho: calor, praia e muitos frutos-do-mar. 

Existem algumas diferenças na hora de consumir o vinho no inverno ou no verão, mas as duas estações oferecem ótimas oportunidades para abrir uma garrafa e ser feliz. Saiba como escolher vinhos para apreciar no verão. 

Como escolher vinhos para o verão?

Sabe aquela história de que no verão só se toma espumante? Pode deixá-la de lado. Todos os tipos de vinho podem harmonizar com um dia de calor.  O importante é sempre atentar-se à temperatura que a bebida é servida e ao peso dela.

Vinhos muito encorpados podem não descer tão bem nesta época do ano, mas isso não impede que os tintos entrem na lista. Conheça os tipos mais indicados para a estação:

Tintos:

Como falamos, o ideal aqui é evitar os encorpados e apostar nos rótulos com maior leveza e frescor. Algumas cepas que se encaixam nessas características são Cabernet Franc e Pinot.

O ideal é que as garrafas sejam servidas abaixo dos 18ºC

Rosés

Meio-termo entre o branco e o tinto, os rosés fazem sucesso no verão. Isso porque eles tendem a ser mais refrescantes e ter taninos mais suaves. Na hora de escolher o rótulo, opte pelos mais frutados e os sirva entre 12ºC e 14ºC.

Brancos

Os brancos são a pedida clássica para acompanhar os frutos do mar. Rótulos mais leves, como Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling são boas pedidas uma vez que apresentam uma refrescância acentuada.

Espumantes

Por fim, os espumantes. Eles são os clássicos do verão e podem ser consumidos na versão Moscatel, mais doce, ou Demi-sec, mais seco. As garrafas são servidas em temperaturas médias de 8ºC, por isso apresentam uma refrescância natural. 

Aproveite o verão

Agora que você já sabe quais vinhos combinam com a estação mais quente do ano, que tal escolher um rótulo na VinhoBr? Você encontra os melhores vinhos com o melhor custo-benefício. Confira.