Descubra 5 opções de vinho para o outono

O outono marca o início das estações mais frias. O clima muda, tendo a presença de dias com temperaturas mais amenas e duração menor. A paisagem também se altera nessa época, ganhando tons mais amarelados. 

A estação das chuvas passa, trazendo dias mais secos. É possível notar isso no topo das árvores e no céu. As plantas ganham os tons secos e as folhas tendem a cair mais. O fim do dia, por sua vez, fica mais alaranjado. 

Se tudo muda, os melhores vinhos para apreciar nesta época não poderiam se manter os mesmos. Saem de cena os vinhos mais frescos, típicos do verão, e começam a entrar os mais encorpados — mesmo que ainda não sejam os mesmos indicados para esquentar o corpo no inverno.

Conheça quais os melhores tipos de vinho para o outono.

Como escolher um vinho para o outono?

Os melhores vinhos para serem consumidos no outono são aqueles capazes de esquentar nosso corpo na medida certa para a estação. Como o frio ainda não é intenso nesta época, o ideal é procurar por rótulos mais equilibrados.

Sendo assim, as melhores opções sempre serão vinhos mais aromáticos, de corpo médio e teor alcoólico também mediano. Prefira os vinhos com aromas vegetais, de castanhas ou frutas secas.

Se engana quem pensa que a época dos brancos e rosés se encerra com a chegada do outono. Os brancos com passagem por barrica apresentam mais estrutura e são perfeitos para essa época do ano. 

Os rosés mais encorpados e aromáticos também entram na lista dos que fazem sucesso nesse período. 

5 dicas de vinhos para o outono

Já deu para perceber que a variedade de vinhos para essa estação do ano é grande, não é mesmo?  Para ajudar na decisão de qual a melhor bebida para o outono, separamos 5 uvas que não vão decepcionar neste período. Confira. 

  1. Syrah

Essa uva dá origem a vinhos de corpo médio ou mais encorpados, mas com acidez e taninos moderados. Produzida principalmente no novo mundo, em países como África do Sul, Austrália, Estados Unidos e Argentina, a fruta origina vinhos com aromas de frutas negras, como amora, mirtilo ou jabuticaba. 

O vinho harmoniza bem com pratos mais gordurosos, que vão ficando mais comuns à medida que o frio chega. Carne suína, massas com molho à bolonhesa e queijos mais maduros são boas opções. 

  1. Cabernet Franc

A uva dá origem a um rosé mais encorpado que é a cara do outono. Nesses rótulos, a presença de taninos fica mais acentuada. O aroma pode trazer notas de frutas vermelhas e flores. 

O vinho rosé no outono harmoniza bem com pratos feitos com base em peixes e frutos do mar. 

  1. Tempranillo

Os vinhos provenientes dessa uva são conhecidos por sua versatilidade — eles podem ser tintos ou rosés. Os tintos tendem a ser jovens, frutados e com taninos intensos. Apesar disso, são vinhos considerados leves, com aromas de frutas secas ou negras. A depender da forma como são feitos, podem ter notas de ervas, madeira e tabaco. 

A principal uva da Espanha combina bem com carnes vermelhas sem muita gordura, com a tradicional paella espanhola e pratos com base em molho de tomate. 

  1. Chardonnay

A uva que dá origem aos brancos mais famosos do mundo também é ideal para o outuno. Principalmente quando o estágio de barrica é mais prolongado. Ele dá mais corpo ao vinho, além de complexidade aromática, trazendo notas de baunilha e manteiga. 

A bebida harmoniza bem com peixes e frutos do mar, além de carnes brancas e queijos mais macios. 

  1. Cabernet Sauvignon

O vinho mais popular também não poderia faltar na sua lista para o outono. Ele tem um corpo moderado e notas frutadas, com toque de ameixa e cereja. Além disso, apresenta uma graduação alcoólica um pouco maior que os demais, o que pode ser uma boa pedida para os dias mais frios de outono. 

Para harmonizar o vinho, escolha carnes bovinas mais pesadas, como costelas ou contrafilé. Risotos ou massas com molho vermelho também são uma boa pedida.

Inove neste outono

Agora que você já sabe como escolher o vinho para a estação e quais uvas priorizar, trouxemos alguns rótulos que podem agradar nesta época do ano, confira:

Benjamin Nieto Syrah Vinho Argentino: com vermelho intenso, aroma de frutas vermelhas, corpo médio e taninos jovens, esse é um ótimo vinho para a estação.

Familia Bresesti Cabernet Franc Rosé:  com aromas de frutas vermelhas e flores, o vinho é fresco, equilibrado e sedoso.

Pata Negra Oro Tempranillo: a bebida é aromática, madura e saborosa.
Benjamin Nieto Senetiner Chardonnay: o vinho tem cor intensa, com notas de frutas cítricas e maçã verde. É elegante, com boa acidez e fresco. 

Bouchon Reserva Cabernet Sauvignon:  a bebida tem taninos finos, com notas defumadas e de frutas vermelhas e pretas maduras. 

Esse e outros rótulos para apreciar no outono você encontra na VinhoBR. Conheça.