Escolher entre o vinho rosé e o vinho branco, pode ser desafiador no mundo dos vinhos, pois existem diversos rótulos, sabores e nuances diferentes, especialmente para quem está começando a explorar o universo enológico. Mas não se preocupe! Criamos este artigo para desvendar e entender as principais diferenças entre esses dois tipos de vinho e te ajudar a encontrar a harmonização perfeita para cada ocasião.
Continue sua leitura e aproveite.
Rosé e Branco: suas diferenças
A principal diferença entre o vinho rosé e o branco está no processo de produção. Enquanto o vinho branco é produzido a partir do mosto (suco da uva) sem contato com as cascas, o vinho rosé tem um contato breve com as cascas das uvas tintas, o que proporciona sua cor rosada.
Entenda mais sobre cada um deles:
- Vinho Rosé: geralmente mais leve e frutado, com notas de frutas vermelhas como morango, framboesa e cereja. Sua acidez equilibrada o torna refrescante e perfeito para os dias quentes.
- Vinho Branco: mais versátil, pode apresentar desde notas cítricas e florais até aromas mais complexos como mel e frutas tropicais. Sua acidez varia de acordo com a uva e o processo de produção.
Harmonizações
Vinho Rosé:
- Frutos do mar: a combinação perfeita! O rosé realça a frescura do salmão, camarão grelhado e sushi.
- Pratos leves: saladas, aves grelhadas e queijos leves encontram no rosé um companheiro ideal.
- Cozinha mediterrânea: paella, vegetais grelhados e pizzas leves são excelentes opções para harmonizar com um rosé.
Veja mais harmonizações de vinho rosé clicando aqui
Vinho Branco:
- Peixes e frutos do mar: sauvignon Blanc e ostras formam uma dupla clássica, enquanto Chardonnay e peixe grelhado criam uma harmonia mais rica.
- Pratos vegetarianos: vinhos brancos leves, como Pinot Grigio, combinam perfeitamente com pratos à base de vegetais e massas com molhos leves.
- Carnes brancas e queijos: chardonnay e outros vinhos brancos encorpados acompanham bem carnes brancas grelhadas e queijos como Brie e Camembert.
Saiba mais sobre os vinhos brancos clicando aqui
Quando escolher Rosé ou Branco?
O vinho Rosé é ideal para dias quentes e eventos ao ar livre, enquanto o vinho branco é mais versátil e pode acompanhar desde pratos leves até carnes brancas e queijos. São sugeridos vinhos de diferentes regiões para cada tipo.
Sugestões de vinhos:
Rosé: Manon Côtes de Provence Rosé (França), Bons Ventos Vinho Verde (Portugal), Chac Chac Malbec Rosé (Argentino) e Vinho Luiz Argenta Jovem Rosé (Brasileiro)
Branco: Thunevin Baby Bad Boy 2018 (Frances), Casillero del Diablo Carnaval Phenomenal Sauvignon Branco (Chileno) , Avidagos Colheita Branco Vinho (Portugues).
Sirva vinhos brancos e rosés entre 8°C e 12°C, use taças adequadas e experimente novas combinações para descobrir sabores.
Escolher entre vinho rosé e vinho branco pode ser desafiador, mas entender suas diferenças e harmonizações pode tornar essa escolha mais fácil. O vinho rosé é ideal para dias quentes e eventos ao ar livre, enquanto o vinho branco é mais versátil e pode acompanhar uma variedade de pratos.
Experimente diferentes rótulos e combinações para descobrir seus favoritos e aproveite a jornada de descobertas no mundo dos vinhos, sempre se divertindo e apreciando os sabores únicos de cada vinho.
E aproveite para fazer o seu pedido em nosso site, clicando aqui!