10 dicas de vinhos para presentear nesse dia dos pais

Comemorado no segundo domingo de agosto, o dia dos pais é uma data que reúne a família para celebrar e agradecer a existência da figura paterna. Assim como o dia das mães, o costume é presentear os pais na oportunidade, o que sempre levanta o questionamento: o que dar?

Um presente que estimula o convívio de pais e filhos, contribui para criar memórias agradáveis e ainda pode ser apreciado na data — aproveitando o friozinho de agosto — é o vinho. Confira algumas dicas de quais rótulos escolher de acordo com os gostos do seu pai.

Qual o melhor vinho para o dia dos pais?

A resposta padrão no mundo dos vinhos é depende. Saber qual é o melhor vinho para o dia dos pais depende do paladar de quem irá apreciá-lo, do tipo de comida que a pessoa mais gosta e do momento que ela irá degustar a bebida. 

Se a figura paterna já tiver apreço por vinhos, arrisque rótulos mais complexos, com taninos mais fortes e presença mais acentuada. Agora, se ele ainda não está acostumado, prefira rótulos leves, bem equilibrados e que harmonizem bem com a comida preferida do seu pai. 

Como escolher o melhor vinho para o dia dos pais?

Para saber  melhor o que são vinhos complexos, equilibrados, entre outros, trouxemos um guia rápido de vinhos e indicações das uvas mais comuns. Confira:

1 Pinot Noir chileno

Se seu pai entende e é um apreciador de vinho, a dica é escolher rótulos premiados que garantem uma excelência, como o Pinot Noir chileno. Esta bebida harmoniza bem com pernil assado, atum e cordeiro, ou seja, carnes fortes.

2 Cabernet Sauvignon chileno

Indicada para pais que apreciam um vinho mais encorpado, esta bebida tem características de um vinho tinto, seco, encorpado e complexo. Pode ser harmonizado com queijos ou carnes. 

3 Cabernet Sauvignon australiano

Este vinho apresenta as características da sua uva mas com um toque de modernidade. Diferente do correspondente chileno, o produzido na Austrália tem produção mais recente, despertando características distintas. Carnes vermelhas são a melhor opção de harmonização.

4 Merlot brasileiro

Este vinho tem características mais agradáveis ao paladar para os pais que não estão acostumados com a bebida. Ele ainda pode ser dado junto da experiência de visitar uma vinícola nacional. Sua melhor harmonização é com massas ao molho vermelho.

5 Tannat

Ideal para ser apreciado após a refeição junto à sobremesa, este vinho é encorpado e  apresenta aromas de frutas negras maduras. Por conta destas características e por ser rica em taninos, a bebida pode ser apreciada junto de alimentos mais gordurosos, como o chocolate.

6 Sauvignon Blanc

Este é um vinho refrescante e leve, ideal para momentos de relaxamento. Suas características apresentam uma bebida seca, com aroma intenso, feita para ser consumida de forma mais rápida. Harmoniza bem com queijos e peixes.

7 Malbec argentino

Conhecido como uma das melhores variações de Malbec do mundo, os argentinos trazem sabor e aroma próprios, que harmonizam bem com lombo suíno ou grelhados. O tinto tem um sabor marcante sem ser forte demais, sendo ideal para pais que gostam de apreciar vinhos uma vez ou outra. 

8 Vinho do Porto

Esta é uma pedida elegante e que deve ser consumida após as refeições.O vinho do Porto é um dos mais tradicionais do mundo, com forte teor alcoólico, doçura e aroma  — que variam de acordo com os tipos da bebida.Essa é uma aposta para pais mais tradicionais.

9 Chardonnay

O vinho Chardonnay pode assumir diferentes características de acordo com a região e modo como é produzido, mas como um todo possui forte capacidade aromática e são vinhos mais leves que harmonizam com carnes magras e peixes.

10 Syrah

Este vinho é produzido a partir de uma das uvas mais antigas que existem. A suas principais características são o equilíbrio entre a acidez e os taninos,  cor marcante e aromas de frutas escuras. Sua harmonização é feita com comidas de sabores intensos. 

10 dicas de vinhos para o dia dos pais

Agora que você já sabe como adequar o tipo de vinho ao gosto de seu pai, separamos dez  rótulos que podem sair do lugar comum e surpreender positivamente o seu pai. Confira:

1- Ulysses Napa Valley Red Wine 750ml Vinho Americano

Realizado a partir das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot, esse vinho  tem aromas de cassis, ameixa e ervas secas. Ele é jovem e pode ser um presente que perdura por muitos anos. 

2- Masi Amarone Riserva di Costasera 2015 Valpolicella Classico DOC Vinho Italiano

Feito a partir da uva Corvina, Molinara, Oseleta e Rondinella esse vinho italiano tem aroma com toques de ameixas, frutas cozidas e cerejas. Esse é um presente que pode ser guardado por até 15 anos que não perde a maestria. Na boca, o vinho é denso, com taninos aveludados e com profundidade. Ele é ideal para ser apreciado junto de carnes vermelhas e de caça. 

3- Dominus Othello 750ml Vinho Americano

Feito a partir das uvas Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot, esse é um vinho de aroma intenso de frutas vermelhas e pretas, além de notas de pimenta preta e louro. A bebida é ideal para quem já aprecia vinhos e que descobrir sabores diferenciados. 

4- Cinco Sentidos Maluco Family Red Blend Vinho Argentino

Natural de Mendoza, este vinho é um blend de uvas não reveladas. Ele apresenta notas de cassis, baunilha, couro e carvalho. É uma bebida equilibrada e redonda, ótima para servir como coringa caso seu pai não tenha preferências por determinadas uvas. 

5- Pitacum Aurea 750 ml Vinho Espanhol

Feito a partir da uva Mencía, a bebida tem aromas de frutas vermelhas, como groselha e cereja.  O vinho é amadurecido por 14 meses e é uma ótima opção para quem quer sair da zona de conforto. 

6- La Prohibición 750 ml Vinho Espanhol

A bebida é feita a partir da uva Garnacha Tintorera, que dá à ela uma grande acidez e frescor. O aroma tem notas de violetas, cerejas e madeira. 

7-Cartuxa Colheita Magnum 2019 1500ml Vinho Português

Feito a partir de diferentes cortes de uvas Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira e Alfrocheiro, esse é um vinho diferenciado que irá encantar o seu pai.

8- Ventisquero Homenaje Vinho Chileno

Este vinho intenso e profundo é feito a partir de uvas Cabernet Sauvignon e Syrah. Ele tem aromas de frutas como cassis e cereja, além de ser suculento, com acidez acentuada e taninos firmes. 

9- Amarone Montresor Satinato Della Valpolicella 2019 Vinho Italiano

Este icônico vinho é feito a partir das uvas Corvina, Rondinella e Molinara. Ele é elegante, original e único. Perfeito para surpreender o seu pai.

10 – Pater Familae Heredium Red Blend Ultra Premium 2015 Vinho Chileno

De vermelho intenso e aromas de frutos maduros, esse vinho é feito a partir de Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenère e Syrah. Na boca apresenta taninos intensos e persistentes. Ele é ideal para harmonizar com carne grelhada, queijos fortes e cogumelos. 
Presenteie o seu pai com vinhos. A VinhoBR apresenta todas as variedades da bebida.