Conheça a região vinícola de Bordeaux

Localizada no sudoeste da França, a região de Bordeaux é uma das com maior prestígio no país quando o assunto é produção de vinho.  Por lá, as primeiras referências à bebida datam do século IV, quando um poeta da região escreveu sobre os ótimos vinhos produzidos. 

Mas além da tradição vinícola, a região teve papel crucial na formação do estado francês. Ela teve grande importância na estruturação econômica do país, afinal tem saída para o mar e pode se consolidar como exportadora de vinhos para outras grandes nações, como o Reino Unido. 

Conheça mais da região.

Terroir

Grande parte do sucesso do vinho da região se dá pelo seu terroir. Ela é localizada no estuário do Gironda, onde dois rios desembocam no Atlântico. Os rios Garonne e Dordogne  correm para dentro do continente em formato de Y. A diferença mineral faz com que os solos sejam distintos  e beneficiem a pluralidade de uvas cultivadas. 

Na margem esquerda do rio Garonne, a terra é arenosa e com bastante cascalho o que facilita a drenagem da água das chuvas e beneficia a produção de uvas Cabernet Sauvignon. 

Já na margem direita  dos dois rios, o solo é mais argiloso, sendo um excelente abrigo para as uvas Merlot. 

Além do solo, o clima também favorece a produção de uvas, com  verões quentes e chuvosos e invernos frios.

Classificações

Ao todo, a região abriga 3 classificações diferentes quando o assunto é produção de vinho. Conheça:

AOC Regional – ganham esse título vinhos mais simples, genéricos e que podem ser produzidos por qualquer pessoa, desde que dentro de áreas delimitadas. 

AOC Comunal – os vinhos com essa classificação precisam ser produzidos dentro de comunas, ou seja, de distritos ou municípios. Tendem a ter boa qualidade. 

Crus Classés – os rótulos AOC comunais de maior qualidade podem ser classificados como Crus, com níveis de 1 a 5. Esses vinhos sempre são produzidos por apenas um produtor dentro dos chamados  Château, edificações – geralmente castelos – onde a bebida é fabricada. 

Principais vinhos

Por lá, os principais rótulos são feitos a partir de blends das uvas produzidas na região. As que mais se destacam são:

  • Sauvignon Blanc;
  • Petit Verdot;
  • Mucadelle;
  • Sémillon;
  • Cabernet Sauvignon;
  • Merlot;
  • Cabernet Franc

Bordeaux é uma região fascinante para os amantes de vinho, com muitas opções para todos os gostos e ocasiões. Os vinhos de Bordeaux são apreciados em todo o mundo e são uma referência para a qualidade e tradição vinícola.


Na vinhoBR você encontra vinhos de Bordeaux e muito mais, confira.