livros sobre vinhos

Você quer se tornar um expert em vinhos? Veja os livros que podem te ajudar nisso

Aprender sobre o universo de vinhos não é tarefa fácil. A bebida milenar carrega muita história e nuances, sendo assim, o caminho mais adequado para se tornar um especialista em vinhos é estudar muito. Para isso, além da degustação, filmes e troca de experiências, livros também podem ser uma saída bastante enriquecedora. 

Além de conhecer as características de cada tipo de uva, para ser um especialista em vinho é preciso saber sobre terroir, safra, história, blends, entre outros. Por isso, apenas a degustação não forma um expert completo. Ela ajuda a entender as nuances de cada tipo de vinho, acostumar o paladar e o olfato, mas precisa de uma complementação teórica, que pode ser suprida por livros sobre o assunto.

Conheça cinco obras que ajudam enólogos iniciantes a mergulharem no universo do vinho:

  1. Expert em vinhos 24 em horas

A obra escrita por Jancis Robinson, uma das mais influentes críticas de vinho do mundo, tem cerca de 150 páginas e se propõe a ajudar os iniciantes nesse meio a entenderem qual o melhor vinho para cada ocasião. Ela ensina sobre harmonização com alimentos e características de degustação. Por meio de 10 dicas práticas fala sobre aromas, texturas, tipos de uva, como escolher o rótulo certo para cada ocasião, entre outros. 

  1. Vinho e Comida

Escrito por Joanna Simon, a obra se propõe a ensinar como harmonizar vinhos e alimentos. A autora traz dicas práticas para categorizar os vinhos a fim de identificar semelhanças com alimentos e alcançar o equilíbrio e harmonia de sabores. 

  1.  1001 Vinhos para beber antes de morrer

Nesta obra, Neil Beckett, crítico de vinhos e editor da revista The World of Fine Wine, traz, com bom humor, mais de mil sugestões de rótulos para quem está iniciando a jornada de conhecimento sobre vinhos. As bebidas indicadas pelo autor são de diferentes nacionalidades e ele traz resenhas completas sobre suas características e peculiaridades.

  1. Wine Folly: o guia essencial do vinho

Escrito por Madeline Puket e Justin Hammack, o livro tem uma linguagem simples que pretende aproximar o entusiasta ao mundo dos vinhos, desvendando termos específicos e nomenclaturas complexas. A obra conta desde como um vinho é elaborado, até  como degustá-lo.

  1. Enciclopédia do vinho

A obra de Hugh Johnson reúne mais de seis mil exemplares com dados sobre as uvas de cada vinho, suas características e processos de fabricação. Como uma boa enciclopédia, o livro abrange todo universo de vinhos, explicando sobre safras, influência do clima no sabor e aroma dos vinhos, tipos da bebida e todos os detalhes que são relevantes sobre esse universo. 

Começe a ser especialista em vinhos

Agora você já sabe onde se informar e conhecer mais sobre todos os aspectos que influenciam o campo de conhecimento sobre vinhos: a história das uvas, as condições climáticas e de solo ideais para o desenvolvimento, fatores que impactam no sabor e aroma, como harmonizar vinho e alimento, qual o rótulo melhor para cada  ocasião, etc.

Para completar o conhecimento, nada melhor do que o colocar em prática e degustar as variedades presentes nos livros. Na VinhoBR você encontra rótulos renomados com preços amigáveis, assim, vai poder fazer uma formação completa no mundo dos vinhos.