Ter uma adega de vinhos climatizada em casa pode ser uma boa opção para os amantes de vinho. Isso porque ela ajuda a armazená-los na temperatura ideal, mantendo a qualidade do seu conteúdo e, também, do seu rótulo.
Caso você tenha esse interesse, convidamos você a continuar lendo este artigo, pois abordaremos as vantagens, desvantagens e o que você precisa levar em conta para adquirir uma adega de vinho.
Conheça a tecnologia de uma Adega de Vinho
As adegas de vinhos foram criadas para preservar os vinhos por períodos curtos, com a intenção de mantê-los em condições ideais ou próximas ao desejado para consumo.
Sua tecnologia proporciona proteção contra a luz, ventilação adequada e evita trepidações, garantindo a qualidade da bebida. Além disso, traz praticidade, pois permite ter sempre um bom vinho em casa.
Porém, é importante que você fique atento à embalagem do vinho, caso seja vinho de guarda longa, o ideal é armazená-lo em outro ambiente.
Confira dicas de cuidados com o seu vinho no nosso artigo “Apostila do vinho”
Vantagens:
As vantagens de ter uma adega de vinhos incluem a possibilidade de aproveitar promoções de vinhos, receber amigos e familiares com praticidade e preservar o aroma e sabor dos vinhos.
Desvantagem:
Alto custo de investimento, manutenção e, também, o consumo de energia. Mas para aqueles que não consomem vinhos com frequência, existem opções não climatizadas que podem ser mais adequadas.
O que levar em conta para adquirir uma adega:
Ao escolher uma adega de vinho climatizada, é importante considerar o sistema de refrigeração, o tamanho da adega e questões como controle de umidade e ruído. A escolha do modelo ideal depende do volume de consumo, da versatilidade desejada e das suas condições financeiras.
O que é indicado ter em uma adega de vinhos?
Para iniciar, é interessante ter uma variedade de vinhos na adega, como tintos mais encorpados e suaves, brancos, rosés, espumantes e vinhos de sobremesa.
Com essa variedade será possível harmonizar com diversos pratos durante os encontros com amigos e familiares. Confira algumas dicas de harmonização no nosso artigo A arte de harmonizar vinhos com diferentes pratos.
Lembre-se que as garrafas devem ser armazenadas deitadas e os vinhos tintos devem ser mantidos longe da luz em uma adega não climatizada.
Faça uma boa pesquisa online antes de comprar a sua adega de vinho climatizada. Caso tenha dúvidas procure um especialista para tirar as suas dúvidas e, claro, lembre-se de comparar as especificações técnicas e medir o espaço disponível antes da compra.
Em seguida, basta fazer o seu pedido de vinhos na VinhoBr!
Ou seja, ter adega de vinhos climatizada em casa pode ser uma excelente opção para os amantes de vinho. Além de ajudar a armazenar os vinhos na temperatura ideal, preservando a qualidade do conteúdo e do rótulo, ela também proporciona praticidade ao permitir ter sempre um bom vinho disponível em casa.