Decifrando a roda de aromas

Quem nunca se deparou com a frase “vinho frutado” ou ainda “aroma de carvalho” e ficou imaginando quantas possibilidades existem para classificar o aroma de um vinho? A resposta é: muitas. Para mapeá-las foi criada a roda de aromas.

A ferramenta foi pensada pela química norte-americana Ann C.. Entendendo que o aroma dos vinhos ainda era uma característica definida de forma muito empírica, a especialista em análise sensorial e enologia criou, em 1970, um guia visual para setorizar os atributos olfativos da bebida. 

Ao mapear as principais notas aromáticas do vinho, ela criou um lugar para que enólogos ou leigos que apreciam a bebida possam consultar as possibilidades de aromas. Dessa forma, é mais fácil conseguir categorizá-las. 

É claro que na roda existem notas que aparecem em poucos rótulos e que existem vinhos que não têm seu aroma categorizado na ferramenta. Mas ela serve como um guia que pode facilitar a identificação. Por exemplo: existem frutas que são típicas apenas do Brasil, mas suas características podem se assemelhar com alguma descrita na roda. Isso ajuda com que ocorra uma padronização na hora de estipular as características dos vinhos. 

Como funciona a roda de aromas?

A roda apresenta três camadas, formadas por círculos concêntricos, subdivididos em:

Família: o circulo mais ao centro da roda é subdividido em 12 categorias amplas, que vão ser afuniladas nas outras camadas. Exemplos dessas categorias são: aromas florais, frutados, minerais, vegetais e assim por diante.

Segmentos: o segundo círculo traz determinadas características daquela Família. Por exemplo, um vinho com aroma frutado pode ser segmentado entre cítricos, frutas arbóreas e frutas tropicais. 

Especificidade: cada segmento pode ser subdividido ainda em diferentes especificidades. Seguindo o mesmo exemplo, um vinho de aroma frutado cítrico, pode ser caracterizado ainda por notas de limão, lima ou tangerina. 

Cada família tem uma cor que é derivada nos demais círculos. Isso faz com que fique fácil construir essa linha de aplicação dos aromas de um vinho. 

Como usar a roda de aromas?

Não tem segredo, a roda de aromas é um guia. Sendo assim, as pessoas precisam identificar por conta as notas olfativas do vinho. Mas vamos combinar que fica bem mais fácil se você tem opções para escolher.

Sendo assim, ela pode servir de ferramenta de estudo para quem quer se aprofundar no mundo dos vinhos ou ainda parte de um jogo entre amigos para descobrir os aromas da bebida. 

Se interessou? Existem vários modelos de roda de aromas disponíveis na internet. Que tal comprar um vinho na VinhoBR e tentar notar os seus aromas com a ajuda desta ferramenta? Experimente.