O vinho rosé ganhou popularidade no Brasil, afinal ele combina com o clima tropical do país. Refrescante, leve e frutada, a bebida apresenta diferentes variações e é uma boa opção para quem está iniciando a degustação de vinhos por, geralmente, ser mais adocicada. Mas, assim como com os tintos, a dúvida que fica é saber com que harmonizar a bebida.
O primeiro passo é entender qual estilo do vinho rosé será apreciado. As variações são:
- Seco e ligeiro: baixo teor alcoólico, pouco açúcar, leve e com boa acidez.
- Adocicado e ligeiro: leves, aromático, pouca acidez e doces;
- Mediano: taninos presentes de forma leve, dando equilíbrio entre a doçura e a acidez;
- Elegante e fino: aromáticos e secos.
- Encorpado e aromático: intensos e com maior teor alcoólico.
Ao escolher qual rosé combina melhor com seu paladar, é hora de decidir qual prato harmonizar com a bebida — que deve sempre ser servido entre 8ºC e 14ºC.
Como harmonizar pratos e vinho rosé?
Algumas das refeições que melhor combinam com esse tipo de bebida são:
- Fritos:
O vinho rosé combina muito com pratos fritos, uma vez que o frescor do vinho limpa o paladar e permite maior equilíbrio para comidas mais gordurosas.Exemplos de harmonização são com batatas fritas, lulas à dorê, salgadinhos, entre outros.
- Frutos do mar:
Essa é uma das harmonizações mais clássicas do vinho rosé. Ele combina com camarão empanado, acarajé, paella, canapés de salmão, mariscos, patê de atum, entre outros.
- Peixes:
Assim como as outras variações aquáticas, os peixes combinam muito com esse tipo de vinho, principalmente salmão e bacalhau, servidos nos mais diferentes estilos: de comida japonesa à moqueca.
- Carnes:
Como falamos, o vinho rosé harmoniza bem com pratos mais gordurosos, portanto, as carnes empanadas podem ser uma boa companhia para a bebida. Além delas, frangos assados, grelhados ou pratos mais encorpados com aves, como strogonoff, são uma bela pedida. Quando falamos de carne vermelha, o vinho melhor harmoniza com as bem temperadas, como tacos mexicanos.
- Tábuas de frios:
O vinho é uma bela pedida para acompanhar uma tábua composta de linguiça calabresa, presunto cru, chouriço, capacho, pickles, pimentas, geleias, azeitonas e queijo.
- Queijos:
Falando em queijos, o vinho rosé é tido como curinga nessa questão, pois harmoniza desde com os de casca branca, como o brie, até os queijos de cabra.
- Molhos vermelhos:
Os vinhos com maior acidez podem ainda ser harmonizados com molhos vermelhos. A acidez do tomate se soma ao frescor do vinho, gerando uma ótima combinação.
- Pizzas:
A opções mais temperadas ou mais apimentadas são as que mais combinam com esse tipo de vinho. Pizza de calabresa, portanto, é o par ideal.
- Massas:
Seguindo a mesma lógica, massas acompanhadas de molhos vermelhos e acompanhamentos mais fortes são ideais para acompanhar um vinho rosé. Macarrão com posta é um exemplo de prato que tem boa combinação com o vinho.
- Sobremesas:
Após a refeição nada melhor que uma sobremesa, não é mesmo? O vinho rosé pode permanecer nesse momento, principalmente se o que é servido são frutas frescas ou tortas à base de frutas.
Agora que você já sabe como apreciar um bom vinho rosé, escolha um rótulo na VinhoBR.