Em dezembro celebramos a Pinot Meunier, uma uva que tem ganhado destaque no mundo dos vinhos.
A Pinot Meunier é mais conhecida por sua contribuição nos famosos Champanhes e por possuir características únicas que a tornam especial. Essa variedade de uva surgiu há 2 mil anos, através de uma mutação natural da uva Pinot Noir.
Se você é um amante de vinhos e está curioso para saber mais sobre esta deliciosa uva e suas diferenças para a uva Pinot Noir, continue sua leitura.
A história das uvas Pinot
A uva Pinot é uma das mais famosas para a produção de vinhos. No entanto, a Pinot não é apenas uma uva, mas sim uma família bem grande composta por diversas variações.
Derivado da palavra pin, que significa pinha em francês, Pinot é uma uva que tem origem nas frias terras da Borgonha, na França. E apesar da uva mais conhecida desta família ser a Pinot Noir, existem diversas outras composições como Pinot Blanc, Pinot Gris, Pinot Meunier, Auxerrois e a Chardonnay.
A uva Pinot Meunier é originária da França e é usada principalmente na produção de vinhos e espumantes, então, se você já apreciou um delicioso Champanhe, com certeza experimentou esta preciosidade. Mas, também pode fazer parte de vinhos tintos e rosés de alta qualidade.
Saiba mais sobre as uvas Pinot Noir e Pinot Meunier:
Pinot Noir
Um Pinot Noir é uma uva tinta antiga, cultivada desde a época do Império Romano. Como falamos anteriormente, é originária da região da Borgonha, na França, onde é muito importante para a produção de vinhos tintos de alta qualidade.
A uva Pinot Noir
A uva de Pinot Noir possui uma casca fina que produz vinhos com coloração mais clara e menos taninos. É uma casta que amadureceu cedo, porém é suscetível a plausível e podridão, exigindo bastante cuidado durante o cultivo, colheita e vinificação.
Características do Pinot Noir
O Pinot Noir é um vinho com aromas intensos de frutas vermelhas, notas florais, herbáceas e especiarias. Na boca, é elegante, com boa acidez e pouca presença tânica.
Harmonização dos vinhos Pinot Noir
Os vinhos feitos com uva Pinot Noir são muito versáteis, e podem acompanhar tanto carnes vermelhas, quanto aves e peixes.
Pode ser um ótimo acompanhamento, também, para risotos, massas e queijos macios, como o Brie e o Camembert.
Você pode conhecer mais sobre a uva Pinot Noir clicando aqui
Pinot Meunier
A uva Pinot Meunier é uma mutação natural da Pinot Noir, que ocorreu há cerca de 2 mil anos na região de Champagne, na França. Ela também é cultivada em outras regiões francesas, como Vale do Loire, e em outros países como Alemanha, Áustria, Suíça, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Ela recebeu esse nome por causa da aparência de seus cachos, que parecem cobertos por uma fina camada de farinha branca, essencial na proteção contra ataques de fungos e indiretamente.
A uva Pinot Meunier
A Pinot Meunier é uma uva tinta, utilizada no corte do Champanhe, juntamente com as uvas Chardonnay e Pinot Noir. Apesar de não ser muito conhecido entre os amantes do vinho, o Pinot Meunier é parente de Pinot Noir e Pinot Grigio.
Características do Pinot Meunier
Os vinhos Pinot Meunier são frescos, com um ótimo equilíbrio entre a acidez e o teor alcoólico. No nariz, revelam um bouquet aromático delicado, onde se destacam notas frutadas.
Harmonização com Pinot Meunier
Apesar de o Pinot Meunier ser utilizado na elaboração de vinhos tintos e rosés, esses rótulos quase nunca chegam à América do Sul sendo mais fácil encontrar a variedade no corte do Champanhe.
O Champanhe é ótimo como aperitivo, sendo o vinho espumante mais indicado para benefícios especiais e celebrações. Também funciona muito bem com saladas e sobremesas à base de frutas.
Champanhe: o vinho mais famoso do mundo contém a uva Pinot Meunier, saiba mais clicando aqui.
Embora a uva Pinot Noir seja a mais famosa, a uva Pinot Meunier tem ganhado destaque no mundo dos vinhos, especialmente por sua contribuição nos famosos Champanhes.
Com sua casca fina e coloração mais clara, os vinhos feitos com Pinot Meunier são frescos, equilibrados e apresentam um bouquet aromático delicado.
Para você que aprecia um bom vinho, vale a pena explorar mais sobre essa deliciosa uva.