Conheça os vinhos Malbecs Argentinos

O Malbec argentino é a variedade de uva mais famosa do país, com plantações em crescimento recorde. Os vinhos Malbec argentinos possuem qualidade elevada e são mais sérios e cheios de nuances. 

Quer saber mais sobre este delicioso tipo de vinho e uva? Então, continue sua leitura. 

A história da uva

A uva Malbec é originária do sudoeste da França, mas foi na Argentina que ganhou fama e prestígio. A uva surgiu na região francesa de Cahors, próximo a Bordeaux e é cultivada na localidade, apesar de por lá ser conhecida como Auxerrois ou Côt. 

No século XIX os vinhedos franceses sofreram com a incidência de pestes e com o frio intenso, nesta época, um argentino resolveu testar a continuidade do cultivo destas uvas na América do Sul e levou várias delas  para a Argentina, principalmente para a região de Mendoza.

Atualmente, a região de Mendoza é a mais famosa produtora de vinhos Malbec, devido às condições climáticas e do solo ideais para o cultivo da uva. O chamado terroir argentino, ou seja, o conjunto de solo, altitude, chuva, clima e relevo, foi favorável para o desenvolvimento pleno desta uva. 

A região tem um clima desértico continental, com grande incidência solar, solo seco, grande altitude com clima pouco úmido e alta amplitude térmica – durante o dia faz bastante calor enquanto à noite o frio  domina.  

A amplitude térmica e a secura da localidade, por exemplo, é  o que estimula a maturidade da uva e reduz sua acidez, característica chamada de taninos maduros que faz com que o vinho não “amarre” na boca e ainda deixa um gosto adocicado.

Saiba mais sobre a uva Malbec clicando aqui

Como é a uva

Os frutos malbec são arredondados e azul anil, enquanto o vinho é escuro e pouco translúcido, com coloração púrpura brilhante. 

No paladar, é intenso, potente e com taninos presentes, com sabor prolongado e aveludado. Nos aromas, destacam-se frutas vermelhas e pretas, baunilha, violetas, pimenta preta e notas minerais. 

Alguns rótulos envelhecidos apresentam aromas de chocolate, carvalho e frutas negras, com mais taninos.

Características do Malbec Argentino

Malbec é a uva que melhor se adaptou ao clima argentino e seu estilo varia dependendo da região em que é colhida. 

O diferencial do desenvolvimento da uva nesta região se dá pela altitude e pela forma como o vinho é produzido. Diferente de como ele era feito na França, os argentinos produzem vinhos 100% com uva Malbec e variações chamadas de varietais, apenas com uvas da família Malbec, ou assemblage, com mais de uma variedade de uva. 

Os vinhos puramente Malbec têm a coloração avermelhada intensa e uma estrutura complexa, que deixa a bebida mais atrativa ao paladar. O seu aroma  varia muito de acordo com o lugar em que a uva foi cultivada e o barril usado para sua maturação, mas no geral apresenta características que lembram frutas vermelhas. 

A temperatura ideal para beber um Malbec Argentino é entre 16 e 18 ºC, pois permite apreciar suas características principais sem que o álcool se sobressaia. Se estiver mais fraco, pode ser degustado entre 14 e 16 ºC. É importante evitar que o vinho fique muito quente para não prejudicar a experiência sensorial.

Veja mais características da uva Malbec aqui

Harmonização

Vinhos tintos secos, como o Malbec, costumam harmonizar melhor com comidas mais pesadas. Uma carne com batatas, com carnes vermelhas e miúdos, pizza, lasanha e massas em geral, queijos maturados e pratos condimentados, são alimentos que combinam bem com este tipo de vinho.

Mantendo a regionalidade, e como mencionado anteriormente, um vinho Malbec harmoniza muito bem com um churrasco argentino de carne bovina ou de cordeiro.

 No Brasil, os vinhos Malbec são escolha unânime, sendo fáceis de encontrar e com sabor frutado agradáveis e complexos, especialmente os produzidos em altitudes mais elevadas. 

Os vinhos Malbec argentinos são verdadeiras jóias da viticultura, com sua qualidade elevada, seriedade e nuances que encantam os apreciadores. 

A história da uva Malbec, sua adaptação ao terroir argentino e suas características únicas fazem com que esses vinhos se destaquem no cenário internacional. 

Se você é um amante de vinhos ou está em busca de novas experiências gastronômicas, não deixe de explorar os encantos do Malbec argentino. 

Aproveite para harmonizá-lo com pratos que realcem suas qualidades e desfrute de uma experiência sensorial única.

Conheça e aprecie os melhores rótulos de Malbec na Vinho BR.