Tudo que você precisa saber sobre os vinhos Malbecs Argentinos

A uva Malbec é originária do sudoeste da França, mas foi na Argentina que ganhou fama e prestígio. Surgida na região francesa de Cahors, próximo a Bordeaux, a uva ainda é cultivada na localidade, apesar de por lá ser conhecida como Auxerrois ou Côt. No século XIX os vinhedos franceses sofreram com a incidência de pestes e com o frio intenso, nesta época, um argentino resolveu testar a continuidade do cultivo destas uvas na América do Sul e levou várias delas  para a Argentina, principalmente para a região de Mendonza.

 

O desenvolvimento da Malbec na localidade foi excepcional. O chamado terroir argentino, ou seja, o conjunto de solo, altitude, chuva, clima e relevo, foi favorável para o desenvolvimento pleno da uva. 

A região tem um clima desértico continental, com grande incidência solar, solo seco, grande altitude com clima pouco úmido e alta amplitude térmica – durante o dia faz bastante calor enquanto à noite o frio  domina. Esse conjunto de fatores é o que possibilitou o desenvolvimento da uva.

A amplitude térmica e a secura da localidade, por exemplo, é  o que estimula a maturidade da uva e reduz sua acidez, característica chamada de taninos maduros que faz com que o vinho não “amarre” na boca e ainda deixe um gosto adocicado.

Características do Malbec Argentino

O diferencial do desenvolvimento da uva nesta região se dá pela altitude e pela forma como o vinho é produzido. Diferente de como ele era feito na França, os argentinos produzem vinhos 100% com uva Malbec e variações chamadas de varietais, apenas com uvas da família Malbec, ou assemblage, com mais de uma variedade de uva. 

Os vinhos puramente Malbec têm a coloração avermelhada intensa e uma estrutura complexa, que deixa a bebida mais atrativa ao paladar. O seu aroma  varia muito de acordo com o lugar em que a uva foi cultivada e o barril usado para sua maturação, mas no geral apresenta características que lembram frutas vermelhas. 

Harmonização

Vinhos tintos secos, como o Malbec, costumam harmonizar melhor com comidas mais pesadas. Uma carne com batatas, pizza, lasanha, massas em geral  são alimentos que combinam bem com este tipo de vinho.

Mantendo a regionalidade, um vinho Malbec harmoniza muito bem com um churrasco argentino de carne bovina ou de cordeiro.

Conheça e aprecie os melhores rótulos de Malbec na Vinho BR.